A Academia Brasileira de Cinema revelou a lista de 16 longas-metragens inscritos para concorrer à vaga do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A seleção passa agora por duas etapas decisivas: no dia 8 de setembro serão definidos seis títulos pré-selecionados, e o representante definitivo será anunciado em 15 de setembro.
A escolha brasileira seguirá para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, que anunciará os indicados oficiais em janeiro. A cerimônia acontecerá em 15 de março de 2026.
A seguir, conheça cada um dos filmes na disputa:
A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert
Gal, uma catadora de recicláveis interpretada por Shirley Cruz, foge de um relacionamento abusivo com seus filhos pelas ruas de São Paulo, transformando essa fuga em uma “grande aventura” para preservar a inocência deles. Estreou na Mostra Especial de Berlim e chega aos cinemas brasileiros em agosto.
A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry
Conta a história de Alice e sua mãe Helena, que moram em uma casa na praia e que começam a ser afetadas pelo avanço do mar. O filme debate relações familiares e meio ambiente.
Baby, de Marcelo Caetano
Aborda a história de Wellington, um jovem de 18 anos que é liberado de um centro de detenção juvenil e precisa enfrentar um novo mundo em São Paulo. Disponível na Claro TV+ e Telecine.
Homem com H, de Esmir Filho
Conta a trajetória do artista Ney Matogrosso e vem ganhando visibilidade por sua abordagem sobre identidade e gênero na contemporaneidade. Disponível na Netflix.
Veja o trailer:
Kasa Branca, de Luciano Vidigal
O adolescente Dé mora no Rio de Janeiro e recebe uma notícia trágica: sua avó Almerinda tem Alzheimer e está em fase terminal. O jovem recebe ajuda de seus dois melhores amigos para passar por esse momento. Disponível no Telecine.
Malu, de Pedro Freire
Conta a história de Malu, uma mulher que tenta se descobrir durante uma crise, ao mesmo tempo em que vive uma conturbada relação com a mãe e a filha.
Manas, de Marianna Brennand
Aborda a realidade de famílias ribeirinhas moradoras da Ilha do Marajó, no Pará. Marcielle mora com a família e pensa em sair do lugar, como sua irmã mais velha Claudinha. Disponível na Claro TV+.
Milton Bituca Nascimento, de Flávia Moraes
Um documentário em homenagem ao cantor mineiro por meio de documentos e depoimentos, com ritmo musical e histórico.
O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho
Thriller político ambientado em Recife de 1977, protagonizado por Wagner Moura e premiado em Cannes. É considerado favorito pela crítica.
Veja o trailer:
O Filho de Mil Homens, de Daniel Rezende
Baseado no romance homônimo de Walter Hugo Mãe, conta a história de Crisóstomo (Rodrigo Santoro), que sempre teve o sonho de ter o filho. O diretor foi indicado ao Oscar por “Cidade de Deus”. Com previsão de estreia na Netflix.
O Último Azul, de Gabriel Mascaro
Também com Rodrigo Santoro, esse filme conta a história de uma distopia onde idosos são enviados para um exílio forçado. Premiado com Urso de Prata em Berlim.
Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
Um olhar sobre as tradições goianas e a espiritualidade, com elenco singular composto por Ângelo Antônio, Babu Santana e Tuanny Araújo. Disponível na Claro TV+ e Telecine.
Os Enforcados, de Fernando Coimbra
Filme noir inspirado em Shakespeare, com sensível exploração da moralidade e conflitos familiares. Ambientado no Rio de Janeiro.
Retrato de um Certo Oriente, de Marcelo Gomes
Adaptação do romance de Milton Hatoum, que revisita questões de identidade e memória no norte do Brasil.
Um Lobo entre os Cisnes, de Marcos Schechtman e Helena Varvaki
Título que mescla elementos clássicos e contemporâneos em linguagem simbólica e poética. Thiago Soares deixa o mundo do hip hop e se aventura no balé clássico.
Vitória, de Andrucha Waddington
Com Fernanda Montenegro, é inspirado em uma história real de uma mulher idosa que denunciou o tráfico de drogas próximo da sua casa. Disponível na Globoplay.
Confira o trailer: