Entretenimento

Batalha Rap destaca roraimense em competição Nacional

Desafio de MCs acontece em Belo Horizonte, dias 25 e 26 de novembro

A cada final de mês, a Orla Taumanan, no Centro de Boa Vista (RR), concentra os amantes do estilo Hip-Hop e Street Dance em meio a Batalha de MCs, realizada pelo Coletivo Duclan, desafio que reúne nomes de peso do Estado e aquece a turma para as disputas nacionais.

Este ano, a Batalha Nacional de Rap acontecerá dias 25 e 26 de novembro, em Belo Horizonte (MG), onde o desafio reunirá os melhores de cada região. Roraima será representado por Kledson Campos, o ‘KDS MC’, que venceu as últimas seletivas.

“Literalmente, MCs são ‘Mestres de Cerimônias’ e a palavra se pronuncia ‘emeci’. Um MC pode ser um artista que atua no âmbito musical ou pode ser o apresentador de um determinado evento que não está necessariamente ligado a uma manifestação musical”, destacou Leonardo Almeida, o ‘Yest MC’.

O coletivo Duclan, representado pelos MCs Sonny, Bispo e Yest, vem resgatando a cultura Hip-Hop no Estado, reunindo um grande público a cada evento.

“A próxima edição da Batalha de MCs deve acontecer no final do mês. Dessa vez, o desafio será entre grupos de três MCs que deverão impor suas rimas com voz firme, versatilidade e letras inteligentes”, ressaltou Yest.

O MC destacou que a Batalha na Orla dá espaço para qualquer pessoa que curta o estilo e queira participar. “Você faz sua inscrição e manda seu recado, sua crítica. As premiações são em dinheiro. Muitos começam assim, tem que ter coragem e no final, todos se dão bem e se divertem de forma saudável. A cena Hip-Hop local também está forte, assim como o estilo em todo o país”, frisou.

As Batalhas Rap tem destaque local e nacional com a KM7, produtora que promove os Eventos de Rap em Roraima, lançando músicas e criando clipes para MCs. “Atualmente, a KM7 conta comigo e mais sete MCs: Giga, Bispo, LC, TK, KDS, Dion L, D’Menor. Há pouco tempo produzimos o Rap ‘Império do Norte’, que leva uma mensagem de protesto sobre corrupção e politicagem. A produtora também pretende relacionar o Rap a outros estilos. Estamos no facebook e lá o leitor pode saber sobre datas das Batalhas de MCs”, comentou.

CURIOSIDADES:

O movimento Hip-Hop surgiu em meados dos anos setenta, no subúrbio de Nova York, verdadeiros guetos que enfrentavam diversos tipos de problemas sociais como o racismo, tráfico de drogas, violência, pobreza, entre outros. Foi neste cenário conturbado que jovens, de origem negra, na sua maioria imigrantes do Caribe, passaram a ocupar as ruas como forma de lazer e protesto.

Após sua grande popularização, o movimento chegou ao Brasil no final dos anos oitenta. O RAP nacional foi eternizado na voz do grupo Racionais MCs, tornaram-se verdadeiros porta-vozes da periferia. O sucesso que o gênero atingiu nas camadas mais pobres do país fez o ritmo ser marginalizado e erroneamente ser relacionado ao uso de drogas.

Com toda essa conturbada história de resistência, jovens de todo o país que se intitulam como “Guerreiros do Rap” e se encontram semanalmente em suas cidades para participarem das famosas Batalhas Rap, onde se ‘digladiam’ em rimas improvisadas.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.