Cultura

Teatro Roraimense no nordeste

O Grupo Criart Teatral que com o Prêmio Myrian Muniz irá circular com o espetáculo em Recife, Natal e João Pessoa.

Um espetáculo que mostra quatro mulheres em diversas épocas e refletindo momentos de suas vidas, como família, sexualidade, violência e amor, abrindo esse universo íntimo no palco, esse é o roteiro de “A Santa Casa”, do Grupo Criart Teatral, que por meio do Premio Myrian Muniz irá circular com uma temporada de apresentações em Recife, Natal e João Pessoa.
“Viajaremos dia 12 de abril para nos encontrarmos com o nosso diretor em Recife e fazer dois dias de ensaio, a circulação começa dia 15 de Abril. Fazem parte da equipe quatro atrizes, um violinista, uma produtora do grupo, um iluminador e uma cinegrafista da Platô filmes que vai documentar toda a temporada de apresentações”, explicou a atriz Kaline Barroso.
A iniciativa venceu do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, que possibilita levar o trabalho do Grupo Criart Teatral para outras cidades. Foram contemplados 108 projetos em todo o Brasil nas modalidades: Circulação e Montagem de Espetáculos ou Manutenção de Atividades Teatrais de Grupos e Companhias, e Roraima está entre eles. 
Essa é a segunda vez que o grupo recebe este prêmio. A primeira foi em 2010, para a circulação do espetáculo infantil João e Maria. “Tem sido uma felicidade muito grande, pois iremos apresentar para companhias que são referência para nós.” completa Kaline.
O espetáculo apresenta questões da rotina feminina, e apesar da pesquisa ter sido feita basicamente nas situações das mulheres do século XIX o espetáculo é atemporal e provoca um diálogo entre as atrizes e a platéia. Amores, angústias, desejos, medos, convicções, o que mudou e o que não mudou com o passar dos anos.
Inspirados na experiência do Grupo Século XIX, A plateia masculina é separada da plateia feminina e os homens são colocados como espectadores das mulheres, sem direito a voz. Dirigidas por Edjalma Freitas e acompanhas ao violino por Augusta Pacheco, as atrizes Jayne Cardoso, Kaline Barroso, Karen Barroso e Marcelle Grécia interpretam: Helena, Mercês, Flor e Geralda, nomes inspirados na música ‘Casa aberta’ de Milton Nascimento. 
Após a temporada de apresentações no nordeste, a Companhia irá se preparar para uma turnê em dez estados da região da Amazônia Legal por meio do Sesc Amazônia das artes.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.