Receitas ao vivo com ingredientes regionais foram os destaques da aula show do chef Felipe Bronze neste sábado (20), na cozinha do restaurante Sesc Centro. O evento contou com a participação de grandes nomes da culinária roraimense, além de empresários e apreciadores da gastronomia local.
O tambaqui, peixe típico, ao molho de tucupi com purê de cará, foi o prato principal preparado pelo chef. As receitas apresentadas, valorizaram os ingredientes tradicionais de Roraima, como o tucupi preto, os cogumelos Yanomami, a pimenta “tai tai” e o próprio tambaqui, exaltando a riqueza, os sabores e a identidade da culinária regional.
O chef carioca, premiado com duas estrelas Michelin, comentou sobre a rica troca cultural proporcionada pela experiência de cozinhar em Boa Vista.
“Me desafia e me inspira na mesma proporção porque eu aprendo a usar e conheço ingredientes que não tenho acesso normalmente. Passar uma tarde em Boa Vista, para mim, equivaleria a cinco anos de pesquisa gastronômica. O tucupi preto tem uma profundidade de sabor inacreditável, acho que é o shoyu brasleiro, é tão incrível e a gente usa tão pouco, vale a pena valorizar o que é nosso”, disse.
A chef Denise Rohnelt, uma das referências da gastronomia local, destacou a importância de valorizar os ingredientes da Amazônia e a sua relação com o tucupi.
“É muito importante falar sobre a culinária de Roraima pela representatividade. Há 15 anos fiz a tradução do nome tucupi negro e o coloquei na literatura, antes era conhecido como tucupi pixuna. Se fosse para escolher um ingrediente, escolheria o tucupi negro de mandioca brava”, afirmou.
Confira as fotos do evento: