planeta oca

O projeto musical “Planeta Oca”, conhecido por levar mensagens sobre meio ambiente para crianças, famílias e escolas, ganhou uma nova forma de alcançar o público: um livro. A obra, publicada pela Editora Global/Gaia, foi lançada no último dia 30 de novembro na livraria Casa Cosmos, em São Paulo, e já começou a circular entre leitores e educadores.

Criado por um grupo de compositores, o grupo “Planeta Oca” ficou bastante famoso no Sudeste do Brasil por meio de apresentações em espaços culturais, como Sesc e Caixa Cultural, além das músicas disponibilizadas no YouTube, que contam milhões de visualizações. Agora, o trabalho ganha reforço na literatura infantil com a adaptação das canções para o formato de livro.

A banda é uma criação colaborativa a partir da iniciativa da cantora Carú Ricardo. Ciro Campos que é também integrante, compositor do projeto e colaborador do Instituto Socioambiental (ISA) em Boa Vista, afirmou que a editora responsável pelo livro já iniciou o envio de exemplares e que há expectativa para realizar um lançamento também na capital roraimense.

O livro com ilustrações em aquarela do artista Cris Eich pode ser adiquirido no site da Amazon.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Sinopse da obra “Planeta Oca”

O livro “Planeta Oca” reúne poemas inspirados em temas ambientais e propõe uma abordagem acessível e afetiva sobre a relação das crianças com a natureza. A obra combina música, poesia e educação ambiental para apresentar assuntos como rios, árvores, animais da Amazônia, biomas, descarte de lixo, uso da água e saberes indígenas.

planeta oca

Com textos que preservam a cadência musical das canções do projeto, o formato favorece a leitura em voz alta e atividades educativas, como rodas de leitura e oficinas. A publicação busca aproximar ciência, cultura e afeto, incentivando atitudes de cuidado coletivo com o planeta.

A obra incorpora experiências ligadas à Amazônia, à ecologia e aos conhecimentos tradicionais, refletindo o trabalho dos autores em territórios indígenas e ações socioambientais.