Cultura

Projeto faz projeção em imagens em apartamentos no Cidade Satélite

Imagens de crianças e jovens com máscaras foram produzidas de forma arte educativa

Imagens de crianças e jovens com máscaras produzidas de forma arte educativa foram projetadas em paredes de apartamentos no bairro Cidade Satélite durante esse final de semana. As imagens foram produzidas pelas próprias crianças e jovens da comunidade do Alto do São João no Bairro de Pituaçu, na Cidade de Salvador-BA, seguindo todos os protocolos de segurança diante da pandemia. 

De acordo com o idealizador da ação Fabiano da Silva, Gestor Artístico Pedagógico e Coordenador da A+Comunidade, o projeto faz parte de sua Tese de Pesquisa e Vivência Ação “Observação da Infância na Ocupação de Espaços Públicos, Culturais, Privados e Não Convencionais”.

“A realização dessa proposta artística pedagógica de conscientização para o uso de máscara e um novo olhar para a educação do Brasil no que tange o retorno as aulas presenciais diante da pandemia unindo as periferias de Salvador-BA e Boa Vista-RR, onde são projetadas imagens em dimensões de grande escala geométrica por vídeo map é uma ação coletiva que envolve arte educadores das duas cidades” disse.

Segundo Fabiano, a ação não teve divulgação prévia de horário e local justamente para não gerar aglomerações e mantermos o distanciamento social. 

A ação de construção artística lúdica das máscaras foi realizada com produção de  Educador e Advogado Marcel Munhoz, o Engenheiro e Artista Plástico Neto Maia, a Fotógrafa Manuela Cavadas, representantes do Projeto Arte da Gente, além do apoio da Escola Municipal Piratini, do Centro de Cultura Gaúcha da Bahia, da Nutricionista Loíde Neves e das educadoras sociais, Luci Lourencini, Vera Ferreira e Joelma Santos.

Por meio do intercâmbio artístico pedagógico promovido pelo Gestor Artístico Pedagógico Fabiano da Silva, foi realizada uma parceria com o Coletivo Puxirum (Boa Vista e Manaus), representados nesta ação pelo Artista e Educador Social Ycaro Rabelo e a Educadora Ecofeminista Gyulle Teixeira. 

“Importante ressaltar que essa ação não conta com patrocínio nem apoio público/privado, é uma ação da sociedade civil para a sociedade civil com o objetivo de conscientizar as crianças e adultos para a importância do uso de máscaras tendo a arte como viés de resistência, assim Salvador e Boa Vista dão as mãos para mostrar suas inquietações sociais diante das mais de 500 mil mortes pelo covid-19 no Brasil” relatou.

Crianças Protagonistas que integram com a potencia de suas imagens esse projeto:
Douglas, Denise, Maria Luiza, Jamile, Janderson, Adriano, Estér, Pablo, Angelina, Luamar, Pâmela, Viviane, Abraão, Alice, Lohanna, Leandro, Juliana, Breno, Albert, Miguel, Rebequinha, João Vitor, Milena. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.