CINEMA DA AMAZÔNIA

Programação da Amazônia das Artes nesta segunda-feira traz mostra gratuita de filmes em Boa Vista

A entrada é gratuita

Filmes serão exibidos gratuitamentes (Foto Divulgação)
Filmes serão exibidos gratuitamentes (Foto Divulgação)

Nesta segunda-feira, 11 de agosto, a 15ª edição da Amazônia das Artes apresenta uma mostra especial de cinema com exibição gratuita no Sesc Mecejana, em Boa Vista (RR). A iniciativa reforça o compromisso com a cultura regional, destacando produções cinematográficas da Amazônia brasileira.

As sessões acontecem no Cinema Abrahim Jorge Fraxe, localizado na Rua Jaranã, 212, Mecejana, com dois horários programados para hoje:

15h30: serão exibidos os filmes Trançatlânticas (MA), A Catraia (AC) e Cabana (PA).

20h: a programação traz as produções Curica (PI), Cabana (PA) e Trançatlânticas (MA).

Confira as sinopses dos filmes que compõem a programação desta segunda-feira:

Curica!
O filme é uma leitura audiovisual das memórias de cinco mulheres vítimas de trabalho doméstico infantil e/ou trabalho análogo à escravidão, em paralelo à história da carta de Esperança Garcia, a primeira advogada do Piauí.
Classificação Indicativa: 12 anos

Cabana
Curta-metragem de ficção da diretora paraense Adriana de Faria. Filmada em baixo orçamento, com produção realizada em duas diárias e meia, envolvendo mais de trinta profissionais do Norte e Nordeste. É uma coprodução com a produtora paraense Marahu Filmes. Isabela Catão e Rosy Lueji interpretam Margarida e Maria Lira, personagens centrais da narrativa.

Trançatlânticas
Documentário produzido por jovens de São Luís, Maranhão, que explora a relação entre cabelo, ancestralidade e a prática de tranças, especialmente entre trancistas. O filme conecta essas vivências à história e cultura africana no Brasil, destacando o cabelo como elemento de ancestralidade e identidade cultural no contexto maranhense.

A Catraia
Curta acreano que originou o longa Rio Torto, homenageando o Rio Acre não apenas como cenário, mas como personagem simbólico, testemunha e cúmplice das histórias humanas que atravessam suas águas.

A Mostra de Filmes da Amazônia das Artes é uma oportunidade para o público conhecer narrativas autênticas e diversificadas, vindas de diferentes estados da região Norte e Nordeste do país, promovendo o diálogo cultural e a valorização das identidades locais.

A entrada é gratuita, e o evento segue até o final da semana, com uma programação repleta de atrações culturais para celebrar a arte amazônica.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.