A programação do Mormaço Cultural 2025 no Parque do Rio Branco na noite desta sexta-feira (19), uniu diversas linguagens artísticas desde apresentações de teatro de rua, feiras literárias, arena de hip hop e shows de artistas locais e nacionais.
Grupos artísticos como JM Jazz, Criart Teatral, Circo ImaginArte, Locômbia Teatro de Andanças e Só Rindo & Cia integram essa programação que chama a atenção do público pela autenticidade e criatividade.
Dentre eles, o teatro itinerante lambe-lambe “Espia Aí” apresentado pelo o grupo do Criart Teatral se destacou por contar quatro histórias diferentes dentro de caixas, todas inspiradas em narrativas regionais ligadas ao meio ambiente.
“Estamos muito felizes com a receptividade desse primeiro dia. As pessoas estão gostando bastante do projeto, a proposta é deixar para o público um entendimento particular sobre cada narrativa. Vamos circular por todo o espaço do Parque do Rio Branco”, explicou a diretora Kaline Barroso.
Confirmando a boa receptividade do formato pelo o público, a universitária Larissa Melo, de 27 anos, destacou que participou da experiência e que saiu encantada.
“No meu ponto de vista, era uma história sobre a captura de peixes. Agora quero conhecer todas as outras. Achei um projeto diferente, porque eu estava andando no festival e acabei sendo convidada pelo grupo. Está inovador o Mormaço deste ano”, afirmou.
Literatura no Mormaço? É claro!
Uma outra novidade que tem chamado atenção na edição deste Mormaço Cultural é a “Feirinha Literária Letra e Arte” que participa pela primeira vez do festival. Esse espaço, que conta com obras de literatura infantil, poesia e produções indígenas, reúne autores independentes e escritores de Boa Vista.
Além disso, a partir das 17h a programação da feirinha inclui apresentação de saraus diários. “É um espaço para celebrar a produção local e aproximar os escritores do público”, evidenciou uma das organizadoras do espaço, Márcia Lully.
“Participo pela segunda vez do Mormaço e esse ano fiquei impressionada com essa Feirinha Literária”, elogiou a agente comunitária de saúde Rosa da Conceição
Skate e batalhas de MCs na Arena Hip Hop
Com a Arena Hip Hop, organizada pelo Grupo Plugadão, o público do primeiro dia do Mormaço teve acesso a pista de skate móvel que foi aberta para todos. Neste sábado (20), vão ocorrer competições nas categorias iniciante, amador e feminino; sendo que no domingo (21), o espaço será voltado às crianças.
“Tem dois anos que ando de skate e já tenho 12 medalhas. Meu pai me apresentou o esporte e, desde então, nunca mais larguei. Ele sempre me acompanha e está sendo ‘da hora’ participar do Mormaço esse ano”, contou o roraimense Lorenzo Fagner, de 9 anos, um dos primeiros a estrear a pista móvel.
A arena também será palco de batalhas de MCs com cerca de 50 artistas locais ao longo do festival. Para a professora, Rosiene Contreiras, mãe do rapper MC Hagacê, um dos artistas da noite, é emocionante ver o filho se apresentando.
“Ele começou nas batalhas de rima, no ano passado, lançou seu primeiro álbum e, agora, estreia no palco como artista. Para mim, como mãe, é emocionante ver esse espaço dando oportunidade para novos talentos e garantindo o direito à cultura para todos”, afirmou.