Cultura

Leitura é aliada no tratamento de crianças no hospital infantil

As crianças do Hospital Santo Antônio terão a oportunidade de esquecer um pouco os dias de internação e embarcar no mundo da literatura infantil. Foi inaugurada ontem, segunda-feira, 17, o Cantinho da Leitura, que vai funcionar em locais estratégicos nos blocos da unidade.

A mãe da Nicole, paciente de cinco anos, aprovou a iniciativa. “Eu adorei! É muito bom, pois, além de incentivar ela à leitura, ela faz com que as crianças internadas se esqueçam da dor e dos desgastes de uma doença”, afirma Jacilda Miranda.

A iniciativa é uma parceria da direção do Hospital com a Sociedade Roraimense de Pediatria, que doaram mais de 300 exemplares de literatura infantil para as crianças internadas.

“Nestes espaços, as crianças terão a oportunidade de viajar pelo mundo do conhecimento por meio dos livros e esquecer um pouco da doença. É uma forma de estimular o hábito da leitura e aliviar as dores”, destaca Mareny Damasceno, diretora do Hospital.

Os livros ficarão disponíveis em seis locais. Nos blocos F, G e H, da internação, no corredor da Brinquedoteca, na Observação e na Emergência. As crianças poderão se dirigir até o Cantinho para escolher o livro que desejam ler ou podem levar para os leitos e devolvê-los após a leitura. “A ideia é que os pais possam interagir com as crianças e também criar o hábito da leitura, que é muito importante para o vínculo familiar”, explica Rizoneide Alencar, pedagoga.

A Sociedade Roraimense entrou com essa ação, na campanha da Sociedade Brasileira, que tem o objetivo de prescrever um livro para as crianças a partir de quatro meses de vida.

“Nesta fase, a criança que ouve os pais lendo para ela já vai achando natural, criando e desenvolvendo o hábito da leitura. Já é comprovado que o vocabulário de 70% das crianças que leem possuem mais palavras do que aquelas que não têm o costume de ler. A leitura aumenta o poder cognitivo das crianças”, destaca a presidente da Sociedade Roraimense de Pediatria, Doutora Adelma Figueiredo.

Brinquedoteca – Além do Cantinho da Leitura, o Hospital possui um espaço de recreação, a Brinquedoteca, aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com capacidade para atender 20 crianças. O espaço oferece uma diversidade de brinquedos, livros, exposição de vídeos e palestras abordando a questão da higiene, datas comemorativas, além da participação dos familiares no processo de recuperação das crianças, entre outros assuntos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.