Cultura

Jovem fala sobre a luta da pessoa com deficiência

A estudante de relações internacionais aborda as dificuldades e sobre o protagonismo de um PCD

Thais Adrielly é acadêmica de relações internacionais (UFRR) palestrante motivacional, cliclista e aventureira. Aos 15 anos, iniciou um tratamento contra um câncer metastático osteorssacoma e precisou passar por uma amputação, quimioterapia e várias cirurgias no tórax.

Hoje, além de estudante, palestrante e esportista, ela participa de um editorial de moda inclusiva que busca desenvolver roupas levando em consideração as necessidades físicas e psicológicas de todos. Nessa perspectiva, ela dissemina que “Perna está fora de moda” diz.


Foto: Abreu Mubarac

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste 21 de setembro, ela irá participar de uma live com a temática “Protagonismo da pessoa com deficiência na sociedade”, na quarta-feira, dia 22. O evento é promovido pela Universidade Estadual de Roraima.

O encontro virtual faz parte do projeto Conversando com a Pesquisa, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, e nesta edição vai contar com a contribuição da professora e psicopedagoga, Jussara Barbosa; e da estudante, palestrante motivacional e esportista, Thais Adrielly.

A atividade é aberta ao público, por meio do canal da Uerr na plataforma de vídeos YouTube, no link: https://www.youtube.com/user/VideosUERR,  com início programado para às 19h. Toda a transmissão será traduzida em Libras. “Trata-se de uma data para abordarmos o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade, seja na educação, no esporte, no mercado de trabalho. É uma oportunidade para ampliarmos as discussões sobre todos os direitos e conquistas das pessoas com deficiência na sociedade e, quem sabe, contribuirmos para uma sociedade mais inclusiva”, destacou Vinícius Denardin, pró-reitor de Pesquisa, Graduação e Inovação da Uerr.

Mais informações sobre a programação podem ser fornecidas pelo telefone 2121-0944, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14 horas, ou ainda pelo e-mail para [email protected].