A edição encerra o circuito da SEDA-RR na capital, após passar por Campo Alegre, Serra do Tepequém e Normandia, entre setembro e outubro de 2025. Foto: divulgação
A edição encerra o circuito da SEDA-RR na capital, após passar por Campo Alegre, Serra do Tepequém e Normandia, entre setembro e outubro de 2025. Foto: divulgação

O cinema roraimense entra em cartaz a partir desta sexta-feira (30), em Boa Vista, com a abertura da Mostra Roraima de Filmes, que integra a programação da 6ª Semana do Audiovisual de Roraima (SEDA-RR). As exibições seguem até domingo (1º), no Cinema Yanomax, no Roraima Garden Shopping, com entrada gratuita.

A edição encerra o circuito da SEDA-RR na capital, após passar por Campo Alegre, Serra do Tepequém e Normandia, entre setembro e outubro de 2025. Além das exibições, a programação inclui oficina formativa e mesa redonda voltadas à produção audiovisual na Amazônia.

“A 6ª SEDA-RR foi um sucesso por onde passou. Além da exibição dos filmes locais, realizamos oficinas de cinema e audiovisual com crianças e jovens, onde muitos talentos foram revelados. Agora, a programação chega a Boa Vista e os artistas, realizadores, estudantes e admiradores do cinema e da cultura em geral estão todos convidados”, afirmou o produtor do evento, Manoel Vilas Boas.

Realizada entre 2010 e 2014, a Semana do Audiovisual de Roraima foi retomada em 2025 após aprovação na Lei Paulo Gustavo, em edital da Secretaria de Cultura e do Governo de Roraima. O projeto é realizado pelo Coletivo Canoa Cultural, Circuito Fora do Eixo e Casa Ninja Amazônia, com apoio da Biosphere Records Audiovisual, INVENTAR – Cinema de Fronteira, Cinema Yanomax e Roraima Garden Shopping.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Programação

A abertura oficial ocorre nesta sexta-feira (30), às 19h30, com a Mostra Roraima de Filmes. No sábado (31), às 19h30, será exibido o longa-metragem Pau D’Arco, com a presença da diretora Ana Aranha.

No domingo (1º), às 18h30, a programação encerra com a exibição do filme O Último Azul. As sessões são gratuitas, com lotação máxima de 160 lugares.

Além das exibições, a SEDA Boa Vista conta com a Oficina Ninja, ministrada por Clayton Nobre, cofundador da Mídia NINJA, e uma mesa redonda com o tema Produção Audiovisual na Amazônia, que reúne Karla Martins, Ana Aranha, Cláudio Lavôr, Thiago Briglia e Yare Perdomo. A oficina tem vagas limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail [email protected], com envio de nome completo e CPF. Para a mesa redonda, não é necessário inscrição prévia.

Mostra Roraima de Filmes

A Mostra Roraima de Filmes reúne produções locais que já circularam pelo interior do estado e agora chegam à telona em Boa Vista. Serão exibidos os filmes Entre as Nuvens (Alex Pizano), Guariba Guabirú (Luiz Claudio Corrêa Duarte), Disquete, Vol. 1 (Laélia Lima Cardoso), Fuga (Aldenor Pimentel) e Não Vale um Centavo (Hema Vieira), além dos convidados A Pele do Ouro (Marcela Ulhoa e Yare Perdomo) e O Chocalheiro (Vanessa Brandão e Leonardo Brandão).