O musical “Rita Lee: uma autobiografia musical” estreia nesta sexta-feira (12) em Boa Vista, integrando o Festival Mormaço Cultural. As apresentações gratuitas acontecem até domingo (14), sempre às 20h, no Teatro Municipal, e prometem emocionar o público com a trajetória de uma das maiores artistas da música brasileira.
Produzido por Edinho Rodrigues, o espetáculo é baseado no livro homônimo lançado por Rita Lee em 2016 e percorre sua vida da infância até os 75 anos. Sobre a chegada da peça a Boa Vista, durante coletiva de imprensa, Edinho destacou o esforço necessário para trazer uma produção de São Paulo até o extremo Norte.
“A probabilidade da nossa iniciativa, eu, enquanto produtor, vir à Boa Vista, trazer esse espetáculo, seria muito pequena. Porque é uma viagem internacional, né, gente?”, brincou. “Mas vir para cá e sair do eixo Rio-São Paulo é muito gostoso e gratificante ver a população recebendo essa produção de forma gratuita pela Fundação de Cultura”, completou o produtor.
No palco, Mel Lisboa dá vida a Rita Lee e revelou o desafio e o privilégio de interpretar a artista. A atriz contou que seu preparo começou ainda em 2011, quando recebeu o convite para outros projetos sobre Rita Lee, e se aprofundou em leituras, vídeos e documentários para capturar a essência da cantora.
“É uma responsabilidade enorme representar a Rita, porque ela é muito importante para muita gente, mas também é um privilégio. Busquei estudar obsessivamente sua vida e obra para que a Rita pudesse sair de dentro de mim e não apenas de fora.”
Interpretações de peso
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O musical reúne nove atores que interpretam artistas icônicos na vida de Rita, como como Gal Costa, Elis Regina, Hebe Camargo, Gilberto Gil. Entre eles Gustavo Rezende, que interpreta Raul Seixas.
“A peça mostra os encontros que moldaram a Rita, sua transformação e fases da carreira. Muitas pessoas nem a conheceram pessoalmente, mas agora têm a oportunidade de se identificar com sua história. É gratificante ver como sua obra continua relevante e atual”, disse o ator.
O musical estreou em São Paulo em abril de 2023 e ficou em cartaz por um ano e dois meses, seguido pelo Rio de Janeiro e outras cidades do país. Boa Vista é a quinta parada da turnê, que ainda passará por 16 cidades até abril de 2026.
“É uma oportunidade maravilhosa estar aqui e apresentar o espetáculo para a população de Boa Vista. Isso é democratização da cultura, permitindo que o público consuma arte de qualidade sem barreiras”, reforçou Mel Lisboa.
Mormaço Cultural
O Festival Mormaço Cultural, promovido pela Prefeitura de Boa Vista e pela Fundação de Cultura (FETEC), segue até o dia 21 de setembro, com atrações no Teatro Municipal e no Parque do Rio Branco. Além do musical, a programação inclui apresentações de artistas nacionais e locais, feira gastronômica e intervenções culturais.