Cultura

Entenda a origem do

O Guia do Mochileiro das Galáxias chegou às telas em 2005

Para explicar o significado do Dia da Toalha, comemorado hoje, 25 de maio, precisamos falar sobre o escritor britânico Douglas Adams e sua maior obra, ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’. 

A data surgiu quando um grupo de nerds se reuniram usando uma toalha em referência a obra de Adams em um evento na Espanha em 2006, mesmo ano que Douglas faleceu.

A homenagem defende o direito da pessoa ser um nerd ou um geek, e com o tempo, ganhou outros significados como  a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, que ocorreu em 25 de maio de 1977 e o 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.

A data surgiu quando um grupo de nerds se reuniram usando uma toalha em referência a obra de Adams em um evento na Espanha em 2005 (Foto: Paola Carvalho)

O Guia dos Mochileiros das galáxias

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da “alta cultura” e de diversas instituições atuais. 

O Guia do Mochileiro das Galáxias chegou às telas em 2005 com Garth Jennings  no comando e os até então desconhecidos Martin Freeman, Zooey Deschanel e Sam Rockwell nos papéis principais. O filme teve o orçamento de R$50 milhões. A última notícia divulgada é que uma das sagas mais icônicas da ficção científica, vai virar série de TV. Segundo o site do Deadline, o serviço de streaming Hulu está preparando uma adaptação dos livros de Douglas Adams, e chamou Carlton Cuse (Lost) e Jason Fuchs (Mulher-Maravilha) para liderar o projeto.