ENTRETENIMENTO

TV Globo não transmitirá o Festival de Parintins 2024

Emissora deixa de transmitir evento após falha em acordo com a TV A Crítica, mas manterá cobertura jornalística local e nacional do evento.

Boi Garantido e Caprichoso (Foto: Secom/AM)
Boi Garantido e Caprichoso (Foto: Secom/AM)

A TV Globo anunciou na última quinta-feira (13) que não transmitirá o Festival de Parintins 2024, no Amazonas. A emissora divulgou que houve conversas para exibir o evento na íntegra, mas não foi possível chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição, a TV A Crítica.

Em nota oficial, a Globo afirmou: “A Globo continua interessada em exibir nas suas diversas plataformas, para todo o Brasil e para o mundo, a festa do folclore dos povos da floresta e manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento. A riqueza cultural da região esteve sempre presente na programação da Globo, seja através da cobertura local, na beleza de suas histórias e cenários representados na dramaturgia ou pelos artistas e personalidades presentes em programas, musicais e realities”.

A emissora explicou que a formalização do interesse tinha como objetivo integrar o festival ao seu portfólio de grandes transmissões, ressaltando que é palco das principais festas culturais e populares brasileiras. Além disso, garantiu que “o evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da TV Globo e da Rede Amazônica”.

O que é o Festival de Parintins?

O Festival de Parintins, criado em 1965, ocorre anualmente na cidade de mesmo nome, no Amazonas, celebrando o folclore e a cultura popular brasileira, incorporando elementos das culturas indígenas locais. O bumbódromo, onde ocorre a festa, é dividido em duas torcidas: as dos bois Garantido e Caprichoso. O evento se popularizou após a participação da amazonense Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil. Isabelle é conhecida por interpretar a Cunhã-poranga durante as festividades.