Cultura

Ensino de História na Amazônia é tema de livro

Lançamento ocorre nessa sexta-feira

“Práticas e experiências de ensino de história na Amazônia” é o título da obra organizada pelos professores Eduardo Gomes da Silva Filho e Marcos Paulo Mendes Araújo. A obra será lançada as 18 horas dessa sexta-feira no canal Literatura no Amazonas no Youtube. A obra foi lançada pela Editora Olyver. 

A obra traz textos que apresentam experiências docentes de sala de aula de professores de História da Região Norte do Brasil. “O livro tem como proposta central, dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por professores atuantes nos diferentes níveis do Ensino de História na Amazônia. São textos de docentes atuantes nas redes públicas dos Estados do Amazonas e Roraima” explicou o professor e historiador da Universidade Federal de Roraima, Eduardo Filho.

O autor também é responsável da obra “Educação e Tecnologia em Tempos de Pandemia” que também terá lançamento virtual no dia 05 de junho pela Editora Aluz.

Sinopse

Na atualidade, o que é esperado do Ensino de História? Espera-se, que os alunos sejam capazes de desenvolver a observação, a reflexão, além de uma visão analítica acerca do mundo e principalmente, possam se posicionar diante das diferentes realidades sociais. E como os professores de história podem ajudar no sentido de formar pessoas que possam reunir esses aspectos?

É importante que os discentes aprendam a valorizar a diversidade de ideias e diferentes pontos de vista. Aparecerão dificuldades? Sem dúvida! É comum que surjam resistências às mudanças, desvalorização da memória, manutenção de preconceitos, entre outras coisas. Mas isso pode ser superado? Acreditamos que sim! Principalmente com o uso de ações criativas. 

 E foi, justamente daí que surgiu a ideia inicial para produção dessa obra. Acreditamos que ao reunir textos que apresentassem experiências docentes de sala de aula de professores de História da Região Norte do Brasil, poderemos inspirar outros colegas. O livro tem como proposta central, dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por professores atuantes nos diferentes níveis do Ensino de História na Amazônia. São textos de docentes atuantes nas redes públicas dos Estados do Amazonas e Roraima.