O prato tradicional das culturas Macuxi, Taurepang e Wapichana foi o destaque da noite desta quinta-feira (25), no São João no Parque Anauá 2025. Servida gratuitamente ao público pela Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi), a damurida atraiu centenas de pessoas para uma experiência gastronômica típica da culinária indígena de Roraima.
Com 60 quilos de peixe e acompanhada de beiju e farinha, a receita foi preparada especialmente para a programação do arraial. O prato leva ainda tucupi, jambu, óleo de peixe e pimenta – ingrediente indispensável, segundo quem prepara e também quem prova.
“Hoje fizemos num nível que todo mundo pode degustar. A pimenta vai do gosto de quem come: se quiser mais forte, é só mastigar a pimenta. Se quiser mais leve, deixa de lado”, explicou Íris Conceição, que atua na Sepi há 10 anos e participa do preparo da damurida desde que entrou na secretaria.
Entre os que garantiram a porção, a servidora pública Josilane Conceição não economizou nos elogios. “Aprovadíssima! Acompanho tudo desde os preparativos, porque minha amiga trabalha com o pessoal que faz a damurida. Fico vendo os vídeos, esperando esse momento chegar”.
Sobre o nível de ardência, ela brincou: “Tem gente que diz que não tá apimentada, mas é porque não mastigou a pimenta” Eu mastigo todas, porque amo. Fica perfeito”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A distribuição da damurida fez parte da programação oficial do São João no Parque Anauá.