A Companhia Arteatro apresenta neste sábado (11), a exposição cultural “Travessia” em comemoração aos seus 32 anos de atuação e os 18 anos do Espaço Usina Cultura. O evento gratuito será aberto ao público para visitações ao longo do mês.
A programação inicia a partir de 19h, na sede da companhia, localizada na rua Raio Solar, 509 Jóquei Clube, reunindo memórias, imagens, figurinos, objetos cênicos e registros que contam a história da Cia e sua caminhada pela formação artística, valorização da cultura local e democratização do acesso ao teatro.
A mostra também homenageia o Usina Cultura, ponto de cultura que abriga apresentações, oficinas e eventos culturais na periferia de Boa Vista. O público poderá participar de instalações interativas, oficinas, sessões de cinema, saraus e ações de mediação educativa.
Para os integrantes da Cia Arteatro, a exposição não só resgata memórias e conquistas, mas também inspira outros artistas e grupos a seguir produzindo arte em Roraima.
“Mais que uma retrospectiva, “Travessia” é um convite à memória, à arte e ao
encontro. Uma celebração da resistência cultural construída de forma coletiva, que segue inspirando novas gerações de artistas e espectadores. Além do incentivo para outros grupos, mostrando que é possível produzir teatro com dedicação, planejamento e presença no palco, fortalecendo a cena cultural de Roraima e levando seu nome a outros lugares”, disse Márcio Sergino, diretor artístico e gestor do Usina.
Silmara Costa, atriz, produtora cultural e gestora do Usina Cultura, comenta a
emoção da abertura da exposição.
“É muito bonito ver toda essa história, os caminhos, todas as pessoas que passaram no grupo e visualizar que a gente chegou até aqui. Não é fácil você produzir permanentemente, então acho que dá um orgulho também de olhar para nossa história e ver que a gente conseguiu chegar até aqui, mesmo com os percalços, ver onde a gente conseguiu chegar com o nosso trabalho em diferentes lugares, espaços. É bem bonito isso deu uma certa nostalgia”.
Confira os detalhes da programação:
Programação de Abertura “Travessia”
- 19h: Abertura oficial da exposição
- 19h às 19h30: Exibição do curta-metragem “Nascimento, um artista chamado Anderson”
- 19h40: Sarau com participação de Neto
- 20h às 20h15: Apresentação da performance “Navio Negreiro”
- 20h20 em diante: Sarau com Aravis, grupo Pássaro-Poesia e convidados
- 21h às 22h30: Encerramento musical com Caboco Beats