Boa Vista recebeu o título oficial como a Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha. Reconhecimento reforça a importância cultural e gastronômica do prato que é símbolo da identidade roraimense. Patente ocorreu por meio da publicação da Lei Federal nº15.195/2025.
Não é de hoje que a paçoca roraimense encanta o paladar dos moradores e visitantes, sendo uma iguaria que mescla tradições indígenas e nordestinas, iguaria se destacou no cenário nacional durante as edições da festividade tradicional de São João “Boa Vista Junina” que neste ano, completou 25 anos e, novamente, bateu o recorde de Maior Paçoca do Mundo, atingindo a marca de 1 tonelada e 547,5 kg.
Depois de pesada, a paçoca é servida para a população, neste ano, mais de 18 mil pessoas provaram desse tradicional prato. Esse momento costuma ser o mais esperado durante o arraial.
“A paçoca de carne com farinha é muito mais do que um prato típico. É parte da nossa história, da nossa cultura e da nossa identidade como povo. Receber esse título nacional é celebrar Boa Vista e valorizar a nossa tradição, que já conquistou o Brasil e o mundo. É também um reconhecimento ao trabalho de todos que mantêm viva essa herança cultural e gastronômica”, destacou o prefeito.
Receita da paçoca roraimense
A paçoca é produzida através da pilagem da farinha amarela com a carne seca, depois desse processo, é refogada com cebola, manteiga ou óleo de cozinha.