Cultura

Artesanato indígena em exposição no Forint

Objetivo do programa é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social

Em funcionamento desde 2008 no Instituto Federal de Roraima (IFRR), o Programa Mulheres Mil está presente no V Fórum de Integração (Forint), com exposição fotográfica dos resultados dos trabalhos produzidos nos cursos, mostra de molho de pimenta, artesanato indígena e pintura em tecido.

A exposição ficará no hall do auditório do Campus Boa Vista Centro de 28 a 30 de novembro. A mostra de molho de pimenta vem da Comunidade Indígena do Guariba (Amajari), o artesanato da Comunidade de Maturuca, Município do Uiramutã, e a pintura em tecido do Amajari e do Truaru (Boa Vista).

O objetivo do programa é capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social, garantindo-lhes geração de renda. Os cursos garantem que elas aprendam uma profissão e tornam-se empreendedoras e multiplicadoras dentro da própria comunidade em que vivem.

A gestora do programa, Natividade Oliveira, explicou que o material exposto também estará disponível para venda aos visitantes. “São mulheres que se tornaram empreendedoras e multiplicadoras do que aprenderam nos cursos, garantindo a outras mulheres que tenham uma renda, uma profissão”, disse.

Hoje o programa está presente de norte a sul do Estado, com coordenações nos Campi Amajari, Boa Vista Centro e Novo Paraíso. Apesar de ainda não ter sido instalado nos novos campi, Boa Vista Zona Oeste e Avançado de Bonfim, os cursos do Mulheres Mil estão sendo promovidos por eles.

Com informações do IFRR

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.