Cultura

Alunos participam de oficina de muralismo

Atividade faz parte da programação do Grafita RR

A V edição do Grafita Roraima trouxe uma programação extensa para escolas da capital, serão cinco dias de atividades. A oficina realizada nesta segunda feira (29), na escola municipal Jóquei Clube levou o muralismo, pintura em mural, para crianças do ensino fundamental.

O estudante Rene Silva, 9 anos, aluno do segundo ano, aprovou a iniciativa dos artistas.

Para ele, as atividades deveriam fazer parte do ensino escolar. “Acho que deveria ter sempre essas atividades na escola, para que a gente pudesse pintar” disse.

Para a professora de Alfabetização na escola, Ana Lúcia, a atividade é motivadora também para os alunos estrangeiros “Essa interação com os migrantes é muito importante e tem despertado interesse nas crianças, principalmente nas crianças venezuelanas e em cada turma nós temos alunos estrangeiros que podem interagir de uma forma espontânea” explica.

Este ano, as oficinas contarão com artistas locais e artistas venezuelanos que já vivem em Boa Vista e trabalham com artes. A coordenadora do projeto Leila Baptaglin, professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), explica que a ideia é apoiar outros projetos de integração Brasil e Venezuela

” Durante o evento, artistas venezuelanos ministram oficinas aos alunos, uma oportunidade para compartilhar um pouco da sua produção e vivência. A escola já possui um projeto com migrantes e a ideia relacionar estes projetos com o grafita. A programação está mais extensa e também mais cuidadosa, com isso, os participantes tem mais tempo para realizar as atividades e aprender um pouco mais sobre o grafite”

O artista venezuelano, Luiz Hernandez ,24 anos, que mora em Roraima há três anos participa pela terceira vez do evento e comenta a experiência de ministrar as oficinas.

“A integração é linda. Trabalhar nas escolas e participar da educação com as crianças é inspirador. Nós tentamos levar incentivo porque muitos não tem oportunidade de conhecer esta arte”, afirma.

Por acadêmica de jornalismo Yara Walker 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.