Cultura

A experiência que pode melhorar a autoestima das mulheres

De acordo com a consultora de imagem, Bibiana Uchoa, esta nova ferramenta da moda vem completando a imagem, principalmente, das mulheres há, pelo menos, quatro anos

Sentir-se bem com a aparência é algo que pode fazer a diferença no dia a dia. Mas e cores das roupas que vestimos, é realmente um critério fundamental para o equilíbrio do corpo e da mente? De acordo com a consultora de imagem, Bibiana Uchoa, esta nova ferramenta da moda vem completando a imagem, principalmente, das mulheres há, pelo menos, quatro anos.

“A Colorimetria [ou coloração pessoal] eleva a autoestima feminina. O serviço tem o objetivo de auxiliar no autoconhecimento das características pessoais, onde identificamos o contraste pessoal [diferença de tons entre pele, olhos e cabelo natural] e a intensidade [se as cores mais vibrantes ou mais suaves ficam melhores]. Então, quando as tonalidades usadas estão dentro da característica que teve mais sentido no teste de colorimetria, passar a utilizá-las eleva a beleza natural”, detalhou.

Ela explica ainda que a partir deste serviço, é possível entender qual seria a cor ideal de cabelo, maquiagem, acessórios e de peças de roupa que elevariam a beleza que cada uma tem, visto que, segundo ela, “as cores têm o poder de apagar ou acender a beleza”.

E quem busca este serviço, pode ficar tranquila, que não há a necessidade de enfrentar nenhum período de mudança ou adaptação antes de se entregar ao poder das cores, conforme afirma Bibiana.

O que ocorre é que, após a colorimetria, o conhecimento sobre as características pessoais sabendo o que a valoriza, e sobre as possibilidades de combinações de cores nos looks, ampliando o repertório de formas de uso das roupas, maquiagens e acessórios, o que está ligado diretamente com nossa aparência externa, mexe significativamente com nosso interno. “Quando mudamos, tudo muda”, pontuou.

“A autoconfiança feminina e a liberdade são notáveis. As mulheres conseguem, a partir disso, quebrar paradigmas e ampliar o leque de opções vestíveis e de aparência. Antes do serviço, algumas relatam que achavam que ficariam ‘estranhas’ com determinada cor, ou que tinham medo de serem criticadas. Após amadurecerem sobre as suas novas informações, passam a enxergar possibilidades que demonstram não só suas aparências, mas a personalidade e  autoridade”, afirma.

Não é gasto, é investimento

A consultora Bibiana Uchoa, pondera ainda que o serviço varia de cada profissional, mas a valorização deste profissional deve ser levada em consideração. “Além do investimento em produtos, materiais de qualidade, pagamento de cursos, ainda tem muito estudo envolvido, para estar sempre atualizada. Geralmente, o valor individual gira em torno de R$ 300 a 400 reais”, explica


A consultora Bibiana Uchoa, pondera ainda que o serviço varia de cada profissional, mas a valorização deste profissional deve ser levada em consideração (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Como iniciar a transformação por meio da Colometria?

Quem busca esta nova técnica passa por uma criteriosa investigação da imagem. A profissional precisa conhecer um pouco da cliente e tudo inicia com um questionário. As respostas são a base para que a profissional conheça a essência e os interesses da mulher no que se refere ao mundo das cores.

“Posterior a isso, o atendimento é feito de forma presencial, levando em média de 1h30 a 2 horas, por meio do método de análise de coloração pessoal sazonal expandido, que faz correlação de que a harmonia das cores pode ser encontrada na natureza, especificamente, nas quatro estações do ano. Ao todo, são 12 cartelas de cores, com características diferentes”, explica.

Após o teste de comparação de tecidos em relação ao efeito que as diferentes características destes tecidos refletem no rosto da pessoa, é que se chega ao “veredito” final, ou seja, na cartela de cores que tem a temperatura, intensidade ou profundidade da pele de quem está sendo atendido.

São realizados, ainda, procedimentos como uma explanação acerca do círculo cromático e suas formas de combinação de cores e harmonia; teste de cores de cabelo, que é feito através de um material de mechas de cabelo com diferentes tonalidades; e ainda, a explanação de tons de maquiagens com teste de tonalidade e temperatura. “Depois de todo este processo, é entregue um guia de cores personalizado com as características da pessoa que foi atendida”, finaliza.