O governador Antonio Denarium (Progressistas) declarou oficialmente aberta nesta terça-feira (2) a “Semana da Pátria” alusiva ao Dia da Independência, em cerimônia simbólica na esplanada do Palácio Senador Hélio Campos.
A solenidade, então, teve atos como o acendimento, autorizado pelo chefe do Poder Executivo estadual, do fogo simbólico da pátria em uma pira em frente ao palácio. Essa fogueira é a mesma usada em eventos do aniversário de Roraima.
Formaram a tropa militares da Polícia Militar (PMRR), do Corpo de Bombeiros (CBMRR), da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército e da Marinha do Brasil, além de 69 estudantes do Colégio Militar Estadual (CME).
Ademais, a solenidade teve viaturas das corporações estaduais e um carro blindado EE-9 Cascavel, do Exército.
Denarium disse, então, que a semana será marcada por ações diárias alusivas à independência brasileira nas escolas e colégios militarizados estaduais. No domingo (7), o tradicional Desfile de 7 de Setembro, portanto, encerrará a programação.
“As comemorações da Semana da Pátria são um sinal de patriotismo, de amor ao Brasil e fazendo com que as tradições continuem”, declarou o governador.
Autoridades presentes
Outras autoridades civis e militares participaram do evento como:
- Edilson Damião (Republicanos), vice-governador;
- Rodrigo Tramontini, coronel de infantaria e chefe do Estado-Maior da 1ª Brigada de Infantaria de Selva;
- Paulo Fernando Pereira Caliarí, comandante da Base Aérea de Boa Vista; e
- Miramilton Goiano de Souza, coronel e chefe da Casa Militar;
- Overlan Lopes Alves, coronel e comandante-geral da PMRR; e
- Anderson Carvalho de Matos, coronel e comandante-geral do CBMRR.