INCLUSÃO

3º Baile da Luta Antimanicomial em parceria com o CAPS será realizado hoje

O evento acontece nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 14h

caps
3º Baile da Luta Antimanicomial ocorre nesta quinta-feira na Ícone Club

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps II e III), promovem parceria com a boate Ícone Club, durante o 3º Baile da Luta Antimanicomial. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 14h.

Segundo Eliana Vianna, a programação reforça o compromisso social do empreendimento com os diversos segmentos da sociedade roraimense.

“Fomos procurados por essas instituições para a realização do evento, e nós entramos nessa parceria cedendo o espaço, com DJ, oferecendo toda a estrutura da nossa boate e proporcionando uma experiência única, repleta de alegria e diversão”, destacou.

O tema, Luta Antimanicomial é um movimento que defende os direitos das pessoas com sofrimento mental. A proposta ganhou força no final da década de 1970, durante o processo de redemocratização do país.

Um dos pilares da causa é o combate à ideia de que pessoas com sofrimento mental devem ser isoladas em nome de supostos tratamentos. No Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. Nessa data, diversas entidades públicas e privadas promovem atividades para destacar a importância da saúde mental e o direito das pessoas em sofrimento psíquico ao apoio da sociedade.

“Este ano, os CAPS decidiram estender a programação com diversas atividades, mas o baile é o ponto alto da celebração, onde todos se divertem muito”, enfatizou Eliana.

CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) desempenham um papel essencial no cuidado a pessoas com sofrimento mental. Essas instituições oferecem atendimento diário, integral, gratuito e acessível. Dependendo da situação, a pessoa pode ser encaminhada para diferentes pontos que compõem a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).

A unidade de referência para esse tipo de atendimento em Boa Vista é o Centro de Atenção Psicossocial II – Antônia Constância de Matos Campos, localizado na Rua Pavão, 295, bairro Mecejana.

Os casos moderados são atendidos pela Rede Estadual de Saúde, tendo como referência o ambulatório da Policlínica Coronel Mota, situada na Rua Coronel Pinto, 664, no Centro.

O Estado também é responsável pelos atendimentos de casos graves, sendo remetidos ao Centro de Atenção Psicossocial III – Edna Macellaro Marques de Souza, que funciona na Avenida Capitão Ene Garcez, 497, também no Centro.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.