A Base Aérea de Boa Vista vai abrir os portões à população no próximo domingo (12), Dia das Crianças, para expor ao menos 15 aeronaves com capacidades máximas de chegar entre 268 e 590 quilômetros por hora de velocidade.
Gratuito, o evento “Portões Abertos” será das 9h às 16h. A organização pede a doação de um quilo de alimento não perecível, a ser destinado a instituições sociais da capital de Roraima. Quem doar, então, poderá concorrer a sorteio de brindes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira alguns modelos que estarão em exposição
- A-29 Super Tucano, avião capaz de voar até 590 quilômetros por hora, transportar até dois tripulantes e carregar até 1,5 mil quilos de carga
- C-98, avião capaz de voar até 345 quilômetros por hora, levar nove passageiros e transportar até 1,5 mil quilos de carga
- H-60 Black Hawk, helicóptero com que pode chegar a 340 quilômetros por hora, levar até 14 pessoas e transportar até 4 mil quilos de carga
- C-105 Amazonas, avião capaz de chegar até 480 quilômetros por hora, levar até 70 militares e transportar até 9 mil quilos de carga útil
Ademais, haverá a aeronave particular Cessna 208 Caravan, equivalente ao C-98 militar, além de aviões agrícolas.
Programação
A programação também incluirá demonstrações aéreas, apresentações de cães de guerra, passeios em veículos de combate, exposição de equipamentos das Forças de Segurança, atrações musicais ao vivo e uma praça de alimentação com opções de refeições e lanches.
Neste ano, a Base Aérea também vai permitir que os visitantes estacionem veículos dentro do espaço. A organização espera receber mais de dez mil pessoas.
Portões abertos
O capitão Augusto César, comandante do esquadrão de comando da Base, lembrou que o evento é realizado anualmente em outubro por alusão ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). A data, portanto, faz referência ao brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 23 de outubro de 1906, realizou o primeiro voo com seu 14-Bis em Paris.
“O evento é a oportunidade de a sociedade estar conhecendo mais de perto o nosso trabalho como instituição aqui na região Norte, no Estado de Roraima”, disse.