A Escola de Balé do Teatro Municipal de Boa Vista está representando Roraima na 42ª edição do Festival de Dança de Joinville, que teve início no dia 21 de julho e segue até 2 de agosto. O evento é reconhecido como o maior festival de dança do mundo, conforme registrado no Guinness Book desde 2005.
Neste ano, 15 alunos, entre o Balé Infantil e o Balé Jovem, participam da programação do festival, que inclui apresentações em palcos tradicionais e cursos de formação artística. A viagem dos alunos, custeada pela Prefeitura de Boa Vista, marca a terceira participação da escola no evento.
A aluna Celine Christine, de 19 anos, é uma das jovens que participa do evento. Com apenas um ano na escola, ela está vivendo pela primeira vez a experiência promovida pelo festival, o que ela guardará para sempre na memória.
“Estou super empolgada. Desde que fiquei sabendo do evento, já comecei a contar os dias para chegar a Joinville. É uma experiência nova que compartilho com gente talentosa. Mal posso esperar para as apresentações incríveis e fazer parte de tudo isso, me desafiando nos palcos. Com certeza, vai ser um momento marcante para mim e vou guardar esse momento com muito carinho”, garantiu.
Na segunda-feira (28), o grupo de oito adolescentes do Balé Jovem realizou apresentações no palco “Sapatilha”, um dos mais simbólicos do festival, e em um espaço montado na praça Nereu Ramos. As sete crianças do Balé Infantil participaram de um curso de Jazz, como parte das atividades focadas em ampliar a formação técnica dos alunos.
De acordo com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (FETEC), responsável pela coordenação da escola, o evento oferece uma oportunidade de intercâmbio cultural e aprimoramento artístico para os jovens bailarinos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Prefeitura de Boa Vista, a participação no festival contribui para o fortalecimento da cultura local e a valorização do trabalho realizado pela escola de balé, que oferece aulas gratuitas para crianças e jovens de 5 a 17 anos no próprio Teatro Municipal.