O alpinista e guia de turismo indonésio Agam Rinjani, que ficou conhecido nacionalmente por liderar as buscas pela brasileira Juliana Marins, vítima de uma queda durante trilha no Monte Rinjani, na Indonésia, recebeu um convite para conhecer Roraima. A proposta partiu do nadador roraimense Adonias Conceição Júnior.
Agam se tornou conhecido no Brasil após se voluntariar e liderar o resgate ao corpo da brasileira Juliana Marins. A ação do alpinista chamou a atenção dos brasileiros nas redes sociais, e o seu perfil no Instagram, onde o indonésio compartilhava detalhes das buscas, saltou de cerca de 5 mil seguidores para quase 2 milhões em menos de um mês.
Como surgiu o convite para conhecer Roraima?
Após acompanhar o caso da brasileira Juliana, o atleta de águas abertas Adonias Conceição decidiu entrar em um grupo de indonésios em uma rede social. Lá, ele teve acesso ao número de Agam e tentou o primeiro contato, mas sem sucesso.
“Quando saiu a notícia da morte da brasileira, entrei em um grupo da Indonésia. Consegui o contato dele, mas ninguém conseguia falar com ele, exceto uma mulher de lá. Tentei ligar, mas nem chamava”, relatou o servidor.
Após dias de tentativas Adonias finalmente conseguiu falar com o alpinista. “No dia do jogo do Flamengo contra o Bayern, tentei de novo. Chamou algumas vezes e ele atendeu. Perguntei se falava português, ele disse que não. E eu também não falo inglês, então a comunicação foi complicada”, contou.
Mesmo com a barreira do idioma, Adonias afirma que foi um dos poucos brasileiros a conseguir repetidos contatos com Agam. Na segunda conversa, já com a ajuda de um intérprete, o nadador fez o convite para o alpinista conhecer as belezas naturais de Roraima, como a Serra do Tepequém, Serra Grande e o Monte Roraima.
“Ele disse que tem um amigo no Rio de Janeiro e que cumprirá agenda por lá. Perguntei quantas passagens ele precisaria para vir até aqui, mas ele respondeu que viria com recursos próprios e ficaria alguns dias no estado”, completou.
Em uma das ligações em vídeo, Adonias questiona Agam sobre a possibilidade de vir ao Brasil. O alpinista indonésio respondeu que ainda não tem uma data definida, pois precisa tirar o passaporte na capital do seu país, Jacarta.
Em outro trecho da conversa, o indonésio é perguntado se precisa de uma passagem para conhecer Roraima. Ele afirma que consegue custear a sua vinda com recursos próprios, mas menciona que talvez precise apenas de apoio para a passagem de volta do Brasil para a Indonésia. Veja o vídeo:
Segundo Adonias, Agam deve vir ao Brasil nos próximos meses, onde cumprirá agenda no Rio de Janeiro. Após passagem pelo sudeste brasileira, a expectativa é que o alpinista desembarque em Roraima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem é Agam Rinjani?
Natural de Makassar, Agam Rinjani é formado pela Universidade Hasanuddin, na Indonésia. Além de atuar como guia de trilhas e montanhista, também trabalha como produtor de café.
Com experiência em expedições e resgates voluntários, ele compartilhava suas aventuras nas redes sociais com um público restrito, até se tornar mundialmente conhecido por sua atuação no caso Juliana Marins.