Valorizar uma propriedade antes de colocá-lá à venda pode fazer a diferença na hora de atrair compradores e garantir um preço mais justo. Preparar a casa para as visitas, corrigir pequenos problemas e investir em melhorias são pontos fundamentais para tornar o imóvel mais atrativo para os compradores.
Em 2024, o mercado imobiliário brasileiro registrou uma valorização média de 7,73%, segundo o Índice FipeZAP – a maior alta desde 2013 e acima da inflação do período. Estes números reforçam que, para quem deseja vender um imóvel, investir em manutenção e valorização pode ser uma estratégia que ajuda a vender mais rápido e por um preço mais vantajoso.
Invista em reparos básicos
O primeiro passo para quem quer vender um imóvel é fazer uma vistoria completa, verifique se há infiltrações, problemas elétricos, rachaduras ou vazamentos. Consertos pontuais podem parecer simples, mas sinalizam ao comprador que a casa foi bem-cuidada e está pronta para morar.
Além disso, uma nova pintura ajuda a causar uma sensação de casa renovada. Cores claras e neutras agradam mais, passam uma imagem de limpeza e facilitam que o futuro morador imagine como personalizar os ambientes.
Melhorias de baixo custo
Após os ajustes e a pintura, pequenos investimentos, como troca de puxadores, instalação de prateleiras, modernização de torneiras e conserto de rejuntes em banheiros, também são detalhes que tornam o imóvel mais agradável e com aparência de bem-cuidado, necessitando de baixo investimento para realizá-los.
Detalhes que contam
Um ambiente limpo e organizado faz toda a diferença na primeira impressão. Invista em uma boa faxina e mantenha a organização interna. Despersonalizar os cômodos, guardando fotos, objetos muito íntimos e itens específicos, ajuda o comprador a visualizar melhor o uso do espaço. A dica é criar uma atmosfera neutra, que agrade a diferentes perfis.
Já na área externa, cuide do jardim, apare arbustos e mantenha a grama cortada. Se o imóvel tiver varanda ou área externa, vale deixá-la convidativa. Um paisagismo, ainda que simples, pode tornar o ambiente mais acolhedor e valorizar a experiência do visitante.
Modernização e iluminação
Ambientes iluminados transmitem sensação de amplitude e conforto. Sempre que possível, aproveite a luz natural, abra as cortinas e substitua lâmpadas queimadas por modelos mais claros e econômicos. Se o orçamento permitir, pequenas reformas, como trocar revestimentos antigos na cozinha ou no banheiro, podem agregar valor.
Modernizar pisos, louças e bancadas também ajuda a destacar o imóvel em anúncios. Itens obsoletos ou muito desgastados podem ser interpretados como despesas futuras, o que tende a reduzir o valor de venda.
Anúncio bem-feito também valoriza
Depois de cuidar da parte física da casa à venda, é hora de investir na apresentação do imóvel. Fotos de qualidade e descrição detalhada chamam a atenção em portais e redes sociais. No momento da foto, capriche na iluminação, escolha os melhores ângulos, valorize os detalhes e, se possível, faça um tour virtual para destacar os diferenciais.
Para a corretora Aline Sofia, em entrevista ao Estadão, o anúncio é importante para atrair compradores. “Antes da visita, é necessário despertar o interesse e a curiosidade do potencial comprador. Com boas fotos, vídeos e filmagens com drones, o cliente já consegue prever o que encontrará. É uma forma de despertar a emoção e preparar o ‘paladar’ para o que está por vir”, diz Aline.
Cada detalhe ajuda a transmitir confiança, facilita a negociação e pode render um valor maior do que o estimado, por isso mantenha o imóvel bem-cuidado, atualizado e saiba anunciá-lo para aumentar a chance de fechar negócio rapidamente.