Saúde e Bem-estar

Técnica auxilia no tratamento de estrias e gordura localizada

A mesoterapia é uma técnica feita por meio de injeções de vitaminas no rosto e enzimas na camada de tecido de gordura que há embaixo da pele (mesoderme)

Cada vez mais as pessoas têm procurado por tratamentos estéticos que tragam resultados rápidos e satisfatórios. Um desses tratamentos é a mesoterapia, uma técnica feita por meio de injeções de vitaminas no rosto e enzimas na camada de tecido de gordura que há embaixo da pele (mesoderme).

O farmacêutico esteta Bruno Bragato explica que o tratamento é destinado a vários fins estéticos como rejuvenescimento facial, flacidez, gordura localizada, celulites e estrias.

“A mesoterapia é a habilitação do medicamento no local de ação, e dependendo do local, eu vou utilizar determinado tipos de produtos. Por exemplo, para um tratamento de rejuvenescimento eu vou utilizar vitaminas que vão melhorar a qualidade dessa pele, para estrias eu vou tentar estimular a renovação celular daquela área, para gordura localizada eu vou buscar diminuir o tamanho do tecido adiposo [célula da gordura]”, explica o profissional.

O farmacêutico esteta Bruno Bragato explica que o tratamento é destinado a vários fins estéticos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Bruno frisa que o tempo do resultado final do tratamento depende de cada paciente, pois é o metabolismo da pessoa que irá determinar a eficácia e outros fatores como alimentação, fator idade, ingestão de líquidos, costumes e cuidados.

“Por exemplo, no rejuvenescimento precisamos estimular o colágeno, sendo um processo que se inicia no primeiro dia e se prolonga até o 14°. Essa maturação do colágeno deve ser respeitada e é uma variável que depende de cada paciente”, frisa Bragato.

Segundo o profissional, os locais da aplicação dependem da necessidade de cada paciente. “Quando o paciente se queixa de gordura localizada, geralmente é na área abdominal, lateral de coxa, no flanco; as estrias podem estar na barriga, nos braços, glúteos; celulite localizada nas pernas”, diz o esteta.

 Em relação ao número de sessões, o profissional explica que elas variam de acordo com o paciente, e que em cada sessão, será avaliado o andamento do tratamento.

“Não tem limite de sessões, pois depende da necessidade do paciente. E a mesoterapia é um tratamento que também é feito de maneira preventiva, para manter a qualidade de vida, pois tem a questão de saúde, qualidade de vida e autoestima”, aborda.

Sobre as contraindicações, ele afirma que o tratamento é indicado para adultos, mas existem adolescentes que procuram a técnica tratamento, mas desde que seja autorizado pelos pais. Em caso de gestantes, o indicado que as sessões se iniciem após a amamentação.

Segundo ele, os profissionais que podem realizar a técnica são dermatologistas, médicos com especialização em estética, farmacêuticos, biomédicos e dentistas.