Equipes de socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizaram durante esta semana treinamentos teóricos e práticos para situações de resgate. A capacitação faz parte de um plano contínuo do Núcleo de Educação em Urgências (NEU/SAMU), para apromimoramentos nos atendimentos das ocorrências.
No total, 50 profissionais entre médicos, enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem, participaram das atividades. Na manhã desta sexta-feira (25), 15 profissionais passaram por uma simulação de acidente de trânsito, com a participação de atores e caracterização.
O médico Valdecy Mendes destaca que o cenário é bem parecido com a vida real, o que contribui para a preparação da equipe.
“Era um acidente de trânsito com múltiplas vítimas, um deles alcoolizado, outro com um trauma mais sério e uma parada cardíaca. Apesar de ser um treinamento ,acaba sendo corriqueiro aqui na nossa cidade, principalmente nos finais de semana, que o pessoal bebe mais e aí ocorrem esses acidentes (…) Essa experiência é maravilhosa. Ajuda a gente a melhorar muito e quando chegar na prática, fazer a diferença realmente ajudando, melhorando nosso atendimentoe nossas habilidades” disse Valdecy.
Conforme o diretor do NEU, Luciano Coutinho, essas capacitações ocorrem de forma frequente, para desenvolver técnicas e potencializar o serviço das equipes. Os profissionais foram divididos em grupos, que atenderam a mesma cena de acidente de trânsito, com situações que foram passadas na parte teórica do curso.
“Essas atividades são pra afinar a técnica dos socorristas, que já são altamente capacitados, mas a gente sabe se a gente não treinar, a gente não consegue melhorar. Então a intenção é sempre buscar excelência (…). São três vítimas, uma em parada cardiospiratória já na cena, outra com trauma raquimedular e outra com trauma crâniocefálicoexatamen, que foi o que a gente já abordou no início do ano até agora até o mês de junho. Então, tudo isso está junto de maneira muito coordenada e com muito carinho para que eles sintam essa adrenalina mesmo sendo simulado”, contou o diretor.
No simulado, os profissionais foram avaliados na aplicação de técnicas fundamentais para o salvamento de vidas, como:
Abordagem primária e secundária
Reanimação cardiopulmonar (RCP)
Oxigenoterapia
Imobilização de fraturas
Pranchamento e transporte seguro das vítimas