A equipe do SAMU esteve no local para atender o motorista da moto e uma mulher que vinha na garupa da motocicleta. Eles tiveram apenas lesões (Foto: Divulgação)
A equipe do SAMU esteve no local para atender o motorista da moto e uma mulher que vinha na garupa da motocicleta. Eles tiveram apenas lesões (Foto: Divulgação)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Roraima passou a aceitar chamados pela internet em locais sem cobertura de telefonia móvel. A medida foi adotada pela Secretaria de Saúde (Sesau) com a implantação do sistema Samu+, que permite o acionamento do 192 desde que o usuário tenha acesso à internet.

O recurso funciona integrado ao sistema de regulação médica do Samu e permite o registro das ocorrências e a comunicação entre as equipes de atendimento. Segundo a Sesau, a ferramenta busca reduzir falhas no acionamento do serviço em regiões onde há instabilidade ou ausência de sinal das operadoras.

“O sistema permite a realização de ligações via web. Assim, mesmo sem sinal de operadora, mas com internet, o Samu pode ser acionado”, afirmou a responsável pelo suporte de TI do serviço, Wandressa Reis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O atendimento pré-hospitalar é realizado pela Central Estadual de Regulação Médica de Urgência (Cermu). Em 2025, foram registrados cerca de 54.368 protocolos de atendimento.

Como funciona o acionamento?

Na prática, a população deve acionar o Samu pelo número +55 95 3621-2800 ao enviar uma mensagem via WhatsApp. Automaticamente, o usuário recebe um link que direciona para uma página na internet, onde a chamada para o 192 é realizada. A ligação é registrada no sistema de regulação.

Durante o contato, a orientação é informar endereço e pontos de referência para agilizar o deslocamento da equipe. Em acidentes em vias públicas ou rodovias, a recomendação é isolar e sinalizar o local.

Após o acionamento, a vítima não deve deixar o local, pois pode acarretar em cancelamento da ocorrência.