ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Saiba como reduzir as gases e o inchaço abdominal com alimentos

Primeiro, é preciso entender que existem alguns alimentos que são mais inflamatórios que outros, que causam estufamento, inchaço e retenção de líquidos

 o ideal é investir em uma alimentação balanceada, com bastante fibras, focada em alimentos naturais e livre de gordura (Foto: Raisa Carvalho)
o ideal é investir em uma alimentação balanceada, com bastante fibras, focada em alimentos naturais e livre de gordura (Foto: Raisa Carvalho)

Você já experimentou um inchaço abdominal após se alimentar? Existem muitas causas para esse problema e, um deles, é o próprio alimento consumido. Isso acontece pois algumas comidas produzem mais gases do que o outro ou tem uma concentração maior de sal. Se você sofre com esse problema, existem algumas dicas de como se alimentar melhor para evitar o problema.

Primeiro, é preciso entender que existem alguns alimentos que são mais inflamatórios que outros, que causam estufamento, inchaço e retenção de líquidos. São eles: produtos ultraprocessados e industrializados, como comida congelada, refrigerante, biscoitos e salgadinhos; açúcar, como sorvete e doces; gordura trans, presente em óleos; frituras e carne vermelha, por conta do teor de gordura saturada.

Alimentos que ajudam a reduzir o inchaço abdominal

De acordo com os profissionais da saúde, o ideal é investir em uma alimentação balanceada, com bastante fibras, focada em alimentos naturais e livre de gordura.

A aveia é um cereal aliado para reduzir o inchaço pois ajuda na constipação, assim como outros grãos e sementes, como a chia, quinoa e linhaça. No entanto, é preciso que as fibras sejam acompanhadas com uma boa hidratação para não causar o efeito contrário.

O mesmo vale para o iogurte natural, que ajuda na digestão por conta dos probióticos. O ideal é sempre optar pelo produto sem açúcar adicionado e mais natural possível.

Outros alimentos indicados são limão, kiwi, maçã, banana, aspargos, curcuma, aipo, gengibre, abacate, pepino, açafrão, pimentas, chá verde e azeite, que ajudam no funcionamento do intestino.

Vale ressaltar que o ideal é sempre buscar um profissional da saúde, especialmente um nutricionista, que irá acompanhar e indicar uma rotina alimentar indicada para o seu biotipo. Além disso, inchaços incomuns precisam ser acompanhados por médicos especializados, pois podem ser indicativos de doenças como síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose ou celíaca.