ECONOMIA DOMÉSTICA

Dicas para reduzir o consumo de energia da geladeira

O calor de Roraima pode fazer você querer se refrescar na porta da geladeira. Mas evite!

Evite tentar se refrescar abrindo a porta da geladeira (Foto: Raisa Carvalho)
Evite tentar se refrescar abrindo a porta da geladeira (Foto: Raisa Carvalho)

Por ficar ligada na tomada o tempo todo, a geladeira acaba sendo o eletrodoméstico que mais consome energia em uma residência. Mas existem algumas maneiras de diminuir o gasto e economizar na conta de luz. Uma delas inclusive está relacionada com a posição da geladeira na sua cozinha. Confira:

  1. Pesquise antes de comprar
    Ao adquirir uma geladeira, muitas vezes nós pensamos somente na quantidade de alimentos que vamos poder armazenar. Mas o gasto de energia deve ser considerado. Os modelos com selo Procel A significam eficiência energética alta, ou seja, menos consumo de energia. Pense também no modelo. Se você mora sozinho ou é um casal, não vale a pena comprar uma tão grande.
  2. Verifique as condições da geladeira
    Alguns pontos precisam ser analisados para a boa manutenção de um eletrodoméstico, como as portas e a refrigeração. No caso da geladeira, é preciso também verificar a qualidade da borracha de vedação, se realmente está cumprindo seu papel de não deixar escapar a temperatura.
  3. Evite posicionar a geladeira na luz solar direta ou perto do calor
    O posicionamento da sua geladeira também precisa ser adequado, especialmente se for uma cozinha em área externa. Evite colocar o aparelho em áreas com luz solar direta ou próxima ao calor, ao lado do fogão ou da churrasqueira. Isso faz com que ela receba o calor e trabalhe mais para esfriar.
  4. Mantenha a geladeira em temperatura ideal
    Às vezes queremos gelar aquela água e modificamos a temperatura do aparelho. O ideal é não mexer no termômetro interno e manter a temperatura média, nem muito quente, nem muito fria. Se tiver que esperar algo gelar, a dica é ter mais paciência!
  5. Mantenha a higienização em dia
    A limpeza da geladeira precisa estar atualizada, com a retirada de alimentos vencidos. Outro ponto que precisa ser limpado é a parte de trás, com acúmulo de poeira. Inclusive a sujeira pode fazer com que a refrigeração não ocorra corretamente, aumentando seu consumo de energia.
  6. Não guarde panelas quentes
    Uma dica para não gerar mais energia é evitar guardar potes e panelas ainda quentes. O ideal é esperar esfriar antes de refrigerar para que a geladeira não consuma mais energia para resfriar os produtos quentes. Mas lembre-se de não deixar os alimentos fora por muito tempo, para não correr o risco de estragar.
  7. Feche a porta da geladeira
    O calor de Roraima pode fazer você querer se refrescar na porta da geladeira. Mas evite! Ao abrir a porta, o frio escapa e o aparelho precisa gerar energia novamente para resfriar tudo de novo. Pense no que você precisa pegar, antes de abrir a porta do aparelho.