Saúde e Bem-estar

Saiba como identificar os sintomas da Psoríase

Hoje é o Dia da Conscientização da Psoríase que atinge cerca de 2,6 milhões de brasileiros

Doença que atinge cerca de 2,6 milhões de brasileiros é grave e marcada por lesões na pele que geram desconforto e vergonha, porém existe tratamento. Entre os sintomas, estão prurido, dor, ardor, sensação de queimação, espessamento da pele e lesões não contagiosas.

Para abordar o assunto, foi criado o Dia da Conscientização da Psoríase, lembrado neste 29 de outubro, a data serve  para reforçar a importância do diagnóstico precoce e quee ajuda diminuir significativamente os sintomas e oferecer mais 
qualidade de vida.

Causas e Sintomas
O surgimento dos sintomas é imprevisível, podendo ter gatilhos ambientais além de fatores genéticos contribuindo para o aparecimento da doença. 
 
 “A psoríase é causada por predisposição genética associada a fatores externos e comportamentais como infecções bacterianas e virais e estresse emocional. Os principais sintomas da psoríase em placas, a forma mais comum da doença, são lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos”, explica Dr. Daniel Nunes, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
Comorbidades são comuns
“Isso quer dizer que ela afeta todo o corpo humano, ao invés de apenas um órgão ou região, e causa efeitos variados. Por isso, ela também está associada a múltiplas comorbilidades”, afirma o especialista. Mais de 50% dos pacientes com psoríase apresentam uma ou mais comorbidades. 
 
 
Psoríase e saúde mental
Além das diversas comorbidades que geram piora na qualidade de vida dos pacientes, a desinformação e o preconceito acabam gerando um estigma social muito presente. 
 
Tratamento adequado
Entre as terapias disponíveis estão as medicações tópicas (cremes e pomadas) e fototerapia (banhos de luz), as medicações orais, e os medicamentos biológicos. Como opção terapêutica para os pacientes que apresentam psoríase de moderada a grave, cerca de 20% deles, os imunobiológicos chegaram como um grande avanço no tratamento da doença. Eles atuam em alvos específicos envolvidos no processo inflamatório, amenizando os sinais e sintomas dessa doença.