O censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que em Roraima 7.374 pessoas têm diagnóstico de autismo. Portanto, de acordo com os dados, 1,2% da população do estado está dentro do espectro autista.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.
Em entrevista à FolhaBV, o especialista em Neuropsicopedagogia, professor Rafael Vilas Boas Garcia, explica que o transtorno do espectro autista compromete duas áreas do neurodesenvolvimento e pode se manifestar já durante a gravidez.
“Pode estar presente, até depois do nascimento, nos primeiros meses de vida, às vezes já é possível observar algumas características. Sendo essas características; atrasos ou défices no desenvolvimento da comunicação na interação social e nos comportamentos e interesses fixos e repetitivos”, esclareceu Rafael Vilas Boas.
Os primeiros sinais de alerta do transtorno podem ser percebidos nos primeiros meses de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce do TEA é fundamental para o desenvolvimento da criança. Sendo essencial para garantir o acesso aos tratamentos e serviços necessários.
De acordo com o pesquisador, os avanços em relação ao TEA no Brasil e em Roraima estão diretamente ligados ao diagnóstico precoce da condição. Dessa forma, é possível auxiliar de maneira mais eficaz no tratamento.
“Um dos avanços mais significativos é o diagnóstico. É saber que aquela timidez, aquele isolamento social, aquela frustração por não conseguir colocar uma roupa não era uma frescura, não era só essa timidez era o diagnóstico do autismo que não tinha sido feito da maneira adequada na época adequada e ter sido recebida a intervenção adequada no período necessário”, esclareceu Rafael.
No Brasil, o Censo do IBGE identificou que 2,4 milhões de pessoas declaram ter diagnóstico de TEA, o que corresponde a 1,2% da população. A condição é mais prevalente em homens, com 1,5% da população masculina declarando o diagnóstico, contra 0,9% das mulheres.
TEAMARR
Em Roraima existe o Centro de Acolhimento ao Autista (TEAMARR) que atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEAMARR também realiza encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde. O Centro conta com equipes multiprofissionais, formadas por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e pedagogos, que atendem no período da manhã e da tarde.
O Centro faz parte do Programa de Atendimento Comunitário, executado pela Superintendência de Programas Especiais da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.
CETEA
O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino (CETEA) atende estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino com idades entre 2 e 12 anos. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, pedagogos, arte-educadores e assistentes sociais. Os alunos com laudo de Transtorno do Espectro Autista (TEA) são encaminhados pelas escolas municipais para atendimento especializado.