O aumento de casos de intoxicação por metanol tem gerado alerta em vários estados brasileiro (Foto Agência Brasil)
O aumento de casos de intoxicação por metanol tem gerado alerta em vários estados brasileiro (Foto Agência Brasil)

O estado de Roraima irá receber 16 doses de fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de pacientes intoxicados por metanol, substância altamente tóxica que tem sido encontrada em bebidas alcoólicas adulteradas produzidas de forma clandestina.

Esta é a primeira remessa do antídoto a chegar ao Brasil, segundo o Ministério da Saúde, que iniciou nesta semana a distribuição de 1,5 mil unidades do medicamento para todo o país. O estado de São Paulo será o mais contemplado, com 288 doses, por concentrar o maior número de casos registrados de intoxicação pela substância.

Distribuição leva em conta dados demográficos

De acordo com o ministério, a quantidade enviada a cada estado foi definida com base em critérios populacionais e epidemiológicos, utilizando informações do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As secretarias estaduais de Saúde poderão solicitar novas remessas conforme a necessidade e o surgimento de novos casos de intoxicação.

De acordo com o ministério, a quantidade enviada a cada estado foi definida com base em critérios populacionais e epidemiológicos (Foto Paulo Pinto Agência Brasil)

Fomepizol

O fomepizol é um antídoto específico contra metanol e etilenoglicol, ambos agentes tóxicos que podem causar cegueira, falência renal e até a morte se não tratados rapidamente. A substância é classificada como um medicamento órfão, ou seja, produzido em pequena escala e de difícil obtenção mundialmente.

Por essa razão, o governo federal informou que irá adquirir mais 5 mil unidades adicionais do medicamento, o que deve garantir o abastecimento nacional pelos próximos dois anos, considerando o prazo de validade do produto.

Aumento de casos

O aumento de casos de intoxicação por metanol tem gerado alerta em vários estados brasileiros, especialmente em São Paulo, onde foram identificadas ocorrências associadas a bebidas alcoólicas falsificadas.

As autoridades reforçam o alerta para que a população não consuma bebidas de origem duvidosa e verifique sempre se há registro e lacre de fábrica nos produtos. Em caso de suspeita de intoxicação, os sintomas incluem tontura, náusea, visão turva, dor abdominal e confusão mental, e a orientação é procurar atendimento médico imediatamente.

O que é o metanol

O metanol é um tipo de álcool utilizado em combustíveis, solventes e produtos industriais, mas não deve ser ingerido por humanos. Mesmo pequenas quantidades podem causar intoxicação grave. Quando ingerido, o organismo converte o metanol em ácido fórmico, que é tóxico para o sistema nervoso e os rins.

O fomepizol age bloqueando essa conversão química, reduzindo os danos e aumentando as chances de recuperação do paciente.

Fonte: Ministério da Saúde / Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)