
Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, nesta semana, 14 caixas com materiais usados no diagnóstico e combate à malária em áreas da Terra Indígena Yanomami. Os insumos chegaram a Boa Vista (RR) após operação do Comando Operacional Conjunto Catrimani II, coordenada pela Casa de Governo em Roraima.
Entre os itens enviados estão glicerol e álcool metílico, substâncias essenciais para análises laboratoriais da doença. De acordo com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), o material será suficiente para abastecer as unidades de saúde da região pelos próximos 12 meses.
Após a preparação em Boa Vista, os insumos serão distribuídos conforme a necessidade de cada comunidade indígena. O coordenador distrital de Saúde Indígena, Maurício Tomé Rocha, afirmou que a remessa é fundamental para garantir a continuidade das ações de prevenção e tratamento.
“Esse material é essencial para o combate e prevenção da malária na região, que ainda é uma das principais causas de mortalidade entre as comunidades Yanomami”, destacou.
A ação integra as medidas de enfrentamento da malária realizadas pelo Governo Federal, em parceria com órgãos de saúde e as Forças Armadas, diante dos desafios logísticos do atendimento nas áreas remotas de Roraima.