Roraima recebeu 13 novos médicos do Programa Mais Médicos, que começaram a atuar em municípios do estado para reforçar a atenção primária à saúde. Entre eles, sete foram designados para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Yanomami e Leste Roraima, beneficiando diretamente as comunidades.
A ação faz parte da 2ª chamada do 41º ciclo do programa, que vai levar 1.498 médicos para 987 municípios e 23 DSEIs em todo o país. Do total, 1.446 profissionais reforçarão equipes de Saúde da Família, enquanto 53 atuarão nos DSEIs.
O programa também inclui medidas de diversidade e inclusão: 46 médicos são pessoas com deficiência e 331 pertencem a grupos étnico-raciais. Entre eles, 1.139 possuem registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e já iniciaram as atividades. Outros 359 intercambistas – brasileiros formados no exterior ou estrangeiros com licença para atuar no país – participarão do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) a partir de novembro, treinamento voltado para urgências, emergências e doenças prevalentes nas regiões de atuação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, o Mais Médicos conta com cerca de 26,4 mil profissionais em 4,5 mil municípios, atendendo aproximadamente 67 milhões de brasileiros. Desde 2022, o número de médicos ativos dobrou, e 1,7 mil cidades apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. O Ministério da Saúde tem como meta alcançar 28 mil profissionais até 2027.