Roraima recebeu 12 médicos do programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. Os profissionais vão atuar na atenção básica, com foco em áreas de maior vulnerabilidade social e em territórios indígenas. A chegada ocorreu nessa segunda-feira (7).
Do total, seis médicos foram alocados para os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), sendo três no Leste de Roraima e três no território Yanomami. Os demais devem reforçar as equipes de Saúde da Família nos municípios do estado.
Segundo o Ministério da Saúde, a medida faz parte da nova etapa do programa, que selecionou 3.173 profissionais para atuação em 1.618 municípios e 26 DSEIs em todo o país. O edital teve mais de 45 mil inscritos.
Desde o dia 2 de julho, médicos com diploma no Brasil e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) começaram a se apresentar nas unidades de destino. Já os profissionais formados no exterior iniciarão, em agosto, o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), voltado ao preparo para atuar em situações de urgência e nas principais doenças das regiões atendidas.
Ainda de acordo com o ministério, a atuação integrada desses profissionais busca qualificar o atendimento na atenção primária, reduzir o tempo de espera no SUS e ampliar o acesso aos serviços de média e alta complexidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A distribuição das vagas considerou os dados do estudo Demografia Médica 2025, elaborado em parceria com a USP e a Associação Médica Brasileira (AMB), que aponta desigualdades na oferta de médicos no país.
Mais Médicos
O programa atende atualmente cerca de 63 milhões de pessoas. O programa tem meta de alcançar 28 mil profissionais. Hoje, cerca de 24,7 mil atuam em 4,2 mil municípios e 26 DSEIs, o que representa cobertura de 94% do território nacional.