APÓS ALERTA NACIONAL

Roraima não possui casos de intoxicação por metanol, e Sesau orienta para sintomas

Até o momento, as bebidas batizadas foram gim, uísque, vodca e outros destilados

A contaminação ocorreu em bebidas destiladas (Foto: Divulgação)
A contaminação ocorreu em bebidas destiladas (Foto: Divulgação)

Até o momento, Roraima não possui registros de casos de pacientes contaminados com metanol, conforme informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nesta sexta-feira, 3. O ministério da Saúde, anunciou que 59 casos de intoxicação pela substância no Brasil já foram notificados, entre suspeitos e confirmados, e oito podem ter morrido nos estados de São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal.

A Sesau alerta a população que, se houver presença de sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, dor de cabeça e confusão mental, deve procurar imediatamente o Pronto-Socorro Airton Rocha para atendimento médico de urgência.

E esclarece que Roraima está seguindo a nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde sobre o assunto e aguarda o envio do medicamento para tratar possíveis casos de contaminação por metanol.

Sobre o Metanol e os Sintomas de Contaminação

O Metanol é um tipo de Álcool, usado industrialmente em solventes e produtos químicos, altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, comprometendo a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até a morte. Além de insuficiência pulmonar e renal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.