Saúde e Bem-estar

Roraima investiga criança com suspeita de varíola dos macacos

Estado possui, até o momento, quatro casos confirmados da Monkeypox

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou nessa sexta-feira (7) que investiga um caso suspeito de varíola dos macacos. Trata-se de uma paciente de 11 anos, que mora em São João da Baliza.

A CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) lembrou que o Estado possui, até o momento, quatro casos confirmados da Monkeypox, se baseando em informações do Informe de Situação Epidemiológica da doença, edição 78, do Ministério da Saúde.

Todos os pacientes são homens, sendo três de Boa Vista (um deles, de 45 anos, foi confirmado em 12 de agosto; o segundo, de 46, em 24 de agosto; o terceiro, de 39, em 1º de setembro; o quarto, de 42, no mesmo dia.

Situação no Brasil

Até quinta-feira (6), o Brasil registrava mais de 8,2 mil casos confirmados, além de mais de 4,5 mil suspeitos, com maior incidência na região Sudeste. Foram registradas três mortes, sendo duas no Rio e uma em Minas.

Primeiras doses da vacina no Brasil são para estudo

O Ministério da Saúde recebeu o primeiro de lote de vacinas contra a varíola dos macacos, com 9,8 mil unidades, Ao todo, o Brasil comprou aproximadamente 50 mil imunizantes via fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Os próximos lotes devem ser entregues até o fim de 2022. Conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), inicialmente, os imunizantes serão utilizados para a realização de estudos.