Profissionais de saúde da maternidade participam de ação sobre atendimento humanizado

Durante essa terça-feira (9), profissionais de saúde da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth participaram de uma ação voltada na sensibilização sobre violência obstétrica, direitos e garantias das mulheres grávidas e o papel humanizado das equipes no atendimento.

A iniciativa, realizada pela Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara Municipal de Boa Vista realizou, contou com a presença da Defensoria Pública do Estado e da Doula Lucimara Anjos.

Durante a atividade, Lucimara conduziu uma explanação detalhada sobre os direitos das gestantes abrangendo todas as etapas do atendimento, seja no pré-natal, em exames ou em qualquer ambiente hospitalar. Ela também ressaltou que determinados procedimentos e exames são proibidos por lei quando colocam em risco a saúde física e emocional da gestante, podendo resultar em traumas duradouros.

“Quando um profissional acolhe com respeito, ele transforma a experiência do parto. Mas quando falha com humanidade, essa dor pode marcar a mulher por toda a vida. Nós estamos aqui para garantir que cada gestante seja tratada com dignidade, informação e segurança”, afirmou a Doula Lucimara.

A Procuradora da Mulher, Pra. Carla Messias destacou, ainda, que os profissionais de saúde têm papel fundamental na construção de experiências positivas durante a gestação, parto e pós-parto.

“Esses profissionais fazem parte de uma experiência única na vida de uma mulher e tenho certeza que as políticas públicas de qualificação e palestras como essa reforçam esse compromisso dos profissionais da saúde com as mulheres que estão esperando a maior benção de suas vidas”, reforçou a Procuradora durante a ação.