NO HOSPITAL MATERNO

Primeira cirurgia cardíaca em recém-nascido é feita em Roraima

O procedimento é considerado um marco na saúde neonatal do estado e ocorreu neste fim de semana em um bebê de 22 dias.

(Foto: Sesau Roraima)
(Foto: Sesau Roraima)

Um bebê de apenas 22 dias passou pela primeira cirurgia cardíaca realizada em um recém-nascido em Roraima. Antes, o procedimento exigia que a criança e seus familiares fossem para outro estado. A cirurgia  aconteceu neste sábado (27), no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth.

O bebê nasceu com uma cardiopatia congênita, condição que afeta a formação das cavidades cardíacas, válvulas ou grandes vasos. Por se tratar de uma situação delicada, antes tanto a cirurgia quanto o tratamento tinham que ser feitos em outras localidades em hospitais especializados. 

(Foto: Sesau Roraima).

É um marco histórico para a saúde neonatal do nosso estado, afirmou o diretor-geral do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Manuel Roque.

“Essa cirurgia representa um avanço imenso para Roraima, porque permite que a criança receba atendimento imediato e qualificado sem sair de perto de casa, evitando longas viagens e ansiedade da família”, destacou o diretor.

Esse tipo de procedimento exigia o Tratamento Fora do Domicílio (TFD), benefício garantido pelo o Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece auxílio financeiro a pacientes que precisam sair da sua cidade para receber tratamento médico de média ou alta complexidade.

Pesando cerca de 3 kg, o bebê precisava passar por essa cirurgia com urgência, ressaltou a cirurgiã cardiovascular Paula Lago.

(Foto: Sesau Roraima).

“Foi uma corrida contra o tempo, não podíamos esperar que o paciente ganhasse mais peso ou aguardar por uma cirurgia de forma eletiva. Realizamos o procedimento para corrigir um defeito e evitar uma insuficiência cardíaca, aumentando significativamente suas chances de recuperação”, detalhou a cirurgiã que liderou a equipe.

A cirurgia do recém-nascido contou com uma equipe multidisciplinar do hospital, formada por cirurgião cardiologista pediátrico, anestesista neonatal, neonatologistas, pediatras, enfermeiros e residentes.

“Essa é a primeira intervenção desse tipo no Estado, mas certamente será a primeira de muitas, abrindo caminho para uma série histórica de tratamentos em cardiologia neonatal”, acrescentou Paula Lago.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.