Saúde e Bem-estar

Planos que não cobrirem testes devem ser denunciados

Em caso de dúvida ou de recusa por parte da prestadora, usuários podem procurar o serviço da Assembleia Legislativa

Planos de saúde em todo Brasil são obrigados, a partir desta sexta-feira (14), a disponibilizarem o teste sorológico para detecção do IgG e anticorpos totais, a partir do oitavo dia após o início dos sintomas de covid-19. O Procon Assembleia alerta para esta mudança e está disposição para dúvidas ou reclamações pela ausência da prestação de serviço.

“Essa decisão tomada pela ANS [Agência Nacional de Saúde Suplementar] veio em caráter definitivo, em razão dos números de casos da doença em todo território nacional”, explicou o diretor do Procon Assembleia, Jhonatan Rodrigues. O descumprimento pode acarretar em sanções aplicadas pela agência e multa.

Os beneficiários que se sentirem desamparados pelo plano de saúde podem entrar em contato com o Serviço de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, pelo telefone (95) 98401-9465. “Em caso de recusa, o beneficiário poder reclamar perante o Procon Assembleia para que o Procon notifique a prestadora e indique o motivo da recusa”, complementou o diretor.

O teste IgG aponta que o paciente esteve, pelo menos três semanas antes, com o vírus. Em junho, a ANS havia decidido pela cobertura de IgA, IgC ou IgM para detecção do novo coronavírus. São contemplados nesta decisão pacientes com Síndrome Gripal ou Síndrome Respiratória Aguda e crianças e adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo vírus.

Não se enquadram: pessoas com testes sorológicos positivos, quem realizou em menos de uma semana teste sorológico com resultado negativo, testes rápidos. 

 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.