Saúde e Bem-estar

Pesquisa revela efeitos positivos que pets causam para donos

Animais de estimação deixam a vida de seus donos mais animadas, divertidas e sociais

Pesquisa realizada pelo projeto National Pet Month, no Reino Unido, revelou que os donos de bichinhos se sentem mais alegres ao terem contato com seus animais de estimação diariamente.

De acordo com dados do estudo, 94% dos mais de dois mil entrevistados concordam que seus animais trouxeram impacto positivo para a sua saúde, enquanto 89% também dizem que se sentem mais felizes e 50% afirmaram que estão mais calmos. 

O estudo também mostrou que 34% dos participantes perceberam uma melhora no seu bem-estar desde que adquiriram seus animaizinhos, principalmente no período de isolamento, quando o pet continua sendo um bom estimulante para sair de casa.

Alguns entrevistados admitiram que praticam mais exercícios por conta dos pets e que suas rotinas seriam completamente diferentes sem eles. Uma em cada cinco pessoas afirmou que conheceu novas pessoas enquanto levava o seu pet ao passeio diário.

Mais de 80% dos entrevistados responderam que consideram o pet como uma pessoa da família, porém, apesar de todas essas demonstrações de afeto, quase 44% das pessoas entrevistadas revelaram não ter um plano de saúde para o animal de estimação por acharem um gasto desnecessário. 

Todos esses benefícios apontados acima só deixam mais reforçado o quanto é importante que também cuidemos da saúde e do bem-estar dos nossos animais, e, para isso, selecionamos alguns cuidados extremamente necessários para uma posse responsável.  Antes de adotar um animal, é importante lembrar que existem cuidados necessários além da alimentação e do teto para a qualidade de vida do seu gato ou cachorro. 

Confira nossas dicas para dar uma vida mais saudável e segura para seu bichinho! 

Vacinação 

Geralmente, a vacinação é anual e só pode ser realizada por veterinários. Além de prevenir doenças que podem matar, elas também previnem as zoonoses, doenças que são transmissíveis para os humanos. 

Castração 

A castração é sempre a melhor saída quando você não quer filhotes do seu animal. Ela evita doenças uterinas e prostáticas, marcação de território, câncer, superpopulação, abandono e, além disso, também ajuda a diminuir a agressividade.

Alimentação 

É preciso respeitar as características dos animais e sua faixa etária,  oferecendo uma alimentação de qualidade, e sempre deixar água limpa e fresca à disposição do seu companheiro. Atualmente, há no mercado ração de cachorro filhote e adulto, para pets de porte pequeno, médio ou grande, por exemplo. 

Banhos e higiene bucal

Os banhos em cachorros devem ser dados a cada 15 dias; nos gatos, esse intervalo pode variar entre três e seis meses. Os banhos devem ser dados com produtos veterinários para evitar alergias.

A higiene bucal também deve ser feita com produtos específicos para evitar dores e mau hálito.

Consultas com o veterinário

É de extrema importância que, ao menos uma vez ao ano, você leve seu animal de estimação ao veterinário. Se manter atento às mudanças de comportamento do seu pet para relatar para o profissional também é muito importante. Isso evita que algumas doenças se agravem. 

Brincadeiras

Passeios e brincadeiras estimulam o psicológico e o físico do seu animal e ajudam a prevenir doenças causadas por obesidade e estresse. Lembre-se de que seu bichinho precisa – e merece – de atenção e carinho.