Ocorreu na manhã desta segunda-feira, 19, a assinatura do termo de posse da enfermeira Letícia Monteiro da Silva como nova coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste. A cerimônia foi realizada em frente a sede do Distrito, na avenida Ville Roy, no bairro São Vicente.
Participaram da cerimônia dezenas de indígenas, além de representantes de trabalhadores do DSEI Leste, entre tuxauas, psicólogos e colegas de enfermagem. Letícia recebeu o apoio e as boas vindas dos profissionais e autoridades presentes.
A assinatura do termo de posse ocorreu por volta das 10h. Em discurso, Letícia falou sobre a responsabilidade e importância de ser a primeira mulher indígena a assumir a posição.
“Sozinha não somos capazes de nada, mas juntos nós somos capazes. Eu quero contar com o apoio de todos os profissionais para guiar, remar esse barco que tá parado, tá afundando. E isso é uma vitória pras mulheres também, né? Viva as mulheres!“, declarou a enfermeira
Trajetória de Letícia Monteiro no DSEI Leste
Letícia tem 33 anos de trabalho no DSEI Leste. Começou como agente de saúde, depois passou pelo cargo de técnica de laboratório, e nos últimos dez anos como enfermeira. Ela relatou durante a posse que passou por muitos desafios, e disse aos jovens indígenas para não deixarem outros ‘matarem’ seus sonhos.
“Aqui dentro do DSEI já foi tentado matar os meus sonhos. A chefe da DIASI na época disse que eu não teria capacidade de assumir nem como responsável técnico de nenhum programa. Então hoje eu estou aqui, firmando meu compromisso pra fazer uma saúde juntamente com vocês, diferenciada, transparente e de qualidade pra atender as 67 mil indígenas que se encontram lá na ponta”, disse a nova gestora.