Pacientes do município de Rorainópolis procuraram a Folha nesta terça-feira (9), para denunciar a demora no conserto da máquina de tomografia do Hospital Regional Sul Ottomar de Souza Pinto, principal centro de saúde da cidade.
Segundo relatos, o equipamento está quebrado há mais de uma semana, deixando internados em estado grave sem acesso ao exame, considerado fundamental para diagnósticos de urgência.
Uma das pacientes de 66 anos, internada com infecção generalizada e suspeita do intestino perfurado, aguarda pelo exame e pelo procedimento cirúrgico, desde 27 de agosto.
“Queria muito que resolvessem a situação da minha mãe, pois eu tenho certeza que se ela for para casa, sem ter feito o exame e a cirurgia, ela não escapa” informou a filha da idosa.
“Tem é mais de uma semana, um monte de pacientes esperando por essa máquina”. Relatou outro paciente, que preferiu não se identificar.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que informou que a empresa responsável pela manutenção do aparelho de tomografia já se encontra na unidade hospitalar.
Informa ainda que a ressonância, por ser um exame de alta complexidade, não é feito na unidade. Contudo os pacientes são encaminhados para Boa Vista. Em contrapartida, a unidade dispõe de outros serviços ativos em situação de emergência como exames de ultrassom e Raio X e exames laboratoriais disponíveis para os pacientes.