GRUPO GIRASSOL

Pacientes com câncer participam de arraial no HGR

"Nesses momentos não vamos falar dos problemas voltados para as nossas doenças, mas sim um momento de descontração, comemoração e relaxamento", relata paciente.

Evento teve como objetivo promover a integração e descontração de pacientes. Foto: Secom
Evento teve como objetivo promover a integração e descontração de pacientes. Foto: Secom

O Grupo de Apoio Psicossocial Girassol promoveu, na manhã desta segunda-feira (19), um arraial para os pacientes que estão em tratamento contra o câncer. Realizada no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), a festa também reuniu ex-pacientes e equipe da Unacon-RR (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Roraima).

“Foi ideia das mulheres realizarmos essa festinha junina, para acolher umas às outras”, afirmou uma das coordenadoras do grupo de apoio, Jéssica Pinheiro.

Participante do Girassol desde 2019, quando foi diagnosticada com câncer de ovário, a professora Maria Leilza Pires, de 55 anos, disse que fica feliz por integrar um grupo em que todas as participantes conseguem se comunicar com facilidade e empatia.

Publicidade

“[O arraial] é mais uma forma de nos reunirmos, e nesses momentos não vamos falar dos problemas voltados para as nossas doenças, mas sim um momento de descontração, comemoração e relaxamento”, relatou a paciente.

O GRUPO GIRASSOL

Em atividade desde 2013, Grupo de Apoio Psicossocial Girassol presta apoio incondicional para pacientes oncológicas em tratamento na Unacon-RR, Além de rodas de conversas, o grupo desenvolve outros tipos de atividades com foco na orientação e melhora na qualidade de vida para as mulheres que enfrentam os mais diversos tipos de câncer.

Os encontros do grupo são semanais, fazendo com que as pacientes assistidas possam lidar com o tratamento de forma mais tranquila. O nome do grupo faz alusão ao girassol, uma flor que se move em função do sol, de cor vibrante e simbolismo de vitalidade e energias positivas.

Em tempos fechados, o girassol costuma se fechar para o ambiente, sempre se inclinando em direção para outra flor de sua espécie. O nome foi ideia de uma paciente que também passou por tratamento na unidade.