
Uma paciente que está fazendo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para o tratamento de um câncer de mama, em Barretos, São Paulo, procurou a FolhaBV para relatar atraso no pagamento do auxílio de custo, por parte do Governo de Roraima.
Segundo E.S.S., ela foi diagnosticada com a doença em janeiro e chegou a realizar a cirurgia de retirada do nódulo em Roraima, mas precisou viajar para São Paulo para fazer radioterapias, para evitar que o câncer volte.
Ela conta que em outubro, ela e a acompanhante chegaram em Barretos e receberam o primeiro pagamento, dia 22. Depois disso, com os custos elevados para a permanência na cidade, o auxílio não foi mais depositado.
“Aqui, pude ver de perto uma realidade que corta o coração. Tudo é muito caro, principalmente o aluguel, que tem um preço altíssimo. Para quem vem pelo TFD, o auxílio mal dá para pagar as despesas básicas.”, contou a paciente.
Segundo a denunciante, as cobranças pelo pagamento foram feitas por meio do canal de comunicação via WhatsApp, o qual a resposta é de que o documento aguardaria por assinatura. Essa situação, segundo a paciente, já dura mais de um mês.
“Para conseguir pagar o aluguel e me manter aqui, minha família se mobilizou. Fizeram rifas, venderam feijoada… É isso que tem me sustentado. Eu sobrevivo.”
Ainda de acordo com E.S.S., outros pacientes de Roraima pelo TFD se encontram na mesma situação.
A FolhaBV procurou a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (Sesau/RR) e até o momento aguarda pelo retorno.