Saúde e Bem-estar

Ortopedia no HGR é terceirizada e prejudica estudantes de medicina

O contrato com a empresa foi assinado em novembro de 2022; Sesau informou em ofício na última quinta (15)

Desde a última segunda-feira (13), o serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Geral de Roraima (HGR) passou a ser de responsabilidade dos profissionais de saúde contratados por uma empresa terceirizada. A transferência de responsabilidade foi informada no ofício Nº 48/2023 da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), emitido na quinta-feira (15).

Conforme  publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 4332, de 30 de novembro de 2022, no extrato de contrato, a empresa se responsabiliza à prestar serviço de assistência complementar à saúde na área de Traumatologia/Ortopedia, para atender as demandas de cirurgias eletivas, de urgência e emergência do setor. A contratação custou mais de R$ 30 milhões.

Antes o serviço era ofertado na unidade em convênio com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), para os residentes médicos se especializarem na área. No entanto, com a terceirização de todos os setores, uma denúncia foi enviada ao Ministério Público Federal (MPF) para relatar o prejuízo no aprendizado dos estudantes de medicina.

Outras denúncias apontaram que demais setores, como o anestesista, também conveniados com a UFRR seriam transferidos para empresas terceirizadas. Por isso, solicitou urgência máxima para que não afete o próximo concurso de residência médica. 

A UFRR e a Sesau foram procuradas e aguardamos o retorno.