Roraima é um dos estados mais expostos aos raios UVA e UVB. (Foto: Divulgação/Sesau)
Roraima é um dos estados mais expostos aos raios UVA e UVB. (Foto: Divulgação/Sesau)

A campanha Dezembro Laranja prevê uma mobilização especial no próximo sábado (13), com a realização de um mutirão de prevenção ao câncer de pele, das 7h30 às 12h, na Policlínica Coronel Mota. A ação terá demanda aberta e busca identificar precocemente lesões suspeitas, ampliando as chances de cura e reduzindo tratamentos mais invasivos.

A iniciativa contará com dermatologistas que farão avaliação de pacientes que tenham qualquer lesão estranha ou alteração na pele. Segundo a diretora-geral da unidade, Mayara Bianca Carneiro, o objetivo é permitir um diagnóstico rápido para evitar agravamentos.

“Vamos passar com o dermatologista para fazer a busca do câncer de pele. A ideia é alcançar o maior número de pessoas, para que se alguém realmente tiver uma lesão característica de câncer de pele, façamos o tratamento mais rápido possível”, afirmou.

Segundo a Sesau, o Coronel Mota integra a Sociedade Brasileira de Dermatologia e hoje é referência no rastreio do câncer de pele em Roraima, estado que permanece entre os mais expostos aos raios UVA e UVB.

A campanha Dezembro Laranja, promovida nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, reforça os riscos da exposição solar sem proteção e incentiva a população a buscar diagnóstico precoce.

“A campanha vem para trazer o cuidado com a pele e também fazer a identificação precoce das lesões. Quanto mais cedo elas forem detectadas, maiores os índices de cura e menor o sofrimento do paciente”, destacou Mayara.